Concreto autoadensável: benefícios e insumos
Já falamos aqui no blog da Camargo sobre o que é o concreto autoadensável e quais são os seus usos. Hoje, convidamos o consultor Roney Silva para explicar um pouco mais sobre as diferenças desse tipo de concreto com relação ao convencional e os seus benefícios. Silva ensina o que é necessário para garantir a fluidez do concreto autoadensável sem perder as características de coesão, trabalhabilidade e desempenho.
Silva explica que todo concreto tem um comportamento de autoadensamento. Por isso, precisa ter bastante fluidez para poder ocupar todos os espaços de forma rápida e não ocorrer segregação dos materiais ou exsudação. É aí que o concreto autoadensável se destaca. Ele é caracterizado por maior fluidez, o que garante agilidade e economia, pois na maioria dos casos, não é preciso gastar energia elétrica com equipamentos de vibração.
O especialista ensina o que é necessário para garantir a fluidez do concreto autoadensável sem perder as características de coesão, trabalhabilidade e desempenho:
- Utilize maior teor de finos e de argamassa;
- Aplique aditivos para melhorar a trabalhabilidade, controlar a viscosidade e retração;
- Use microfibras de polipropileno para evitar fissuração do concreto.
Dosando os insumos corretamente
A escolha dos materiais constituintes deve ser feita com base na operação da concreteira e disponibilidade de insumos disponíveis na região. A fonte de finos é o mais importante, mas cada uma das opções implica num processo operacional diferente na concreteira. A decisão pode ser feita com base econômica ou pela facilidade na operação. “O concreto pode ter diversos materiais em sua composição, mas a quantidade de finos é essencial para uma boa reologia e sucesso na aplicação”, destaca Silva.
“É claro que se deve utilizar agregados com diâmetro máximo de 9,5 mm, mas em muitos casos este limite será de 6,3 mm. A adição de finos de calcário tem mostrado excelente resultado nas características no estado plástico e na contribuição para as resistências”, aponta o consultor.
Como determinar o slump do concreto autoadensável
Uma dúvida muito comum é como determinar o slump do concreto autoadensável. Roney Silva explica que este tipo de concreto tem sua medida de trabalhabilidade através do flow test, que é similar ao método do slump test, mas devido à alta fluidez do concreto mede-se a abertura do concreto (espalhamento), e não o abatimento.
Aditivos superplastificantes
O concreto autoadensável é obtido pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, homogeneidade, resistência e durabilidade. Entre esses aditivos, recomendamos a linha Cq Flow, uma linha de terceira geração, à base de policarboxilatos, prontos para consumo, totalmente isentos de cloretos e compatíveis com diversos tipos de cimento.