Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Concreto intertravado: sustentabilidade e economia de tempo

Concreto intertravado: concreto intertravado, sustentabilidade e economia de tempo

Hoje vamos falar aqui no blog sobre o concreto utilizado para  blocos e pavimentos. Convidamos o diretor da Camargo Química, Fábio Camargo, para explicar sobre o concreto intertravado, a sustentabilidade e a redução do tempo de construção.

O concreto em si é o resultado da mistura entre cimento, água, pedra e areia, onde juntos, formam uma espécie de bloco monolítico. A diferença entre um e outro está na hora da preparação do concreto. Camargo destaca que é importante prestar atenção na qualidade e quantidade de água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante.

Concreto intertravado

O concreto intertravado é um tipo de pavimento formado por blocos de concreto com intertravamento por areia de selagem. As cargas a que o pavimento é exposto são distribuídas pelos blocos e resistidas em conjunto, por isso, a importância do intertravamento adequado.

Um concreto intertravado não se desloca lateralmente quando solicitado, nem rotaciona, nem translaciona. É muito importante que as faces de cada bloco sejam bem produzidas e paralelas, o que também garante o travamento. 

Onde utilizar?

Os blocos de concreto intertravado podem ser utilizados na pavimentação de ruas, acessos internos, estacionamentos e calçadas. Em suas extremidades, é necessário inserir elementos de contenção, como cordões em concreto.

Sustentabilidade

Os pavimentos pré-fabricados de concreto também podem ser sustentáveis. Seu processo de fabricação consome menos energia que o derivado de petróleo, além de que a permeabilidade possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo. Isso minimiza o risco de veículos aquaplanarem e de ocorrer acúmulo de água na pista. 

“Outro ponto favorável é que a capacidade de reflexão de luz permite também que ele poupe a iluminação pública, tornando-se uma solução muito mais sustentável do que o asfalto” comenta Camargo.

Além disso, o material pode ser removido e reinstalado sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição.

Tempo de construção

Com as inovações diárias do mercado, sempre há o desenvolvimento de novos sistemas construtivos, que buscam reduzir os custos e o tempo de obra. A partir destas inovações, algumas empresas nacionais e internacionais se aventuraram em um modelo de construção com maior resistência estrutural e mais conforto, introduzindo materiais inteligentes adaptáveis a qualquer necessidade construtiva.

Diante disto, foi desenvolvido um novo sistema construtivo, que reduz em 50% o tempo de construção, a partir de um módulo de blocos que não requer o uso de misturas aglutinantes ou mão de obra especializada.

O processo de fabricação dos blocos utiliza métodos de produção à base de madeira reciclada e baixo consumo de água. 

Produtos

A Camargo Química possui uma linha completas de produtos específicos para blocos e pavimentos de concreto. Além disso a empresa investe no desenvolvimento de produtos tecnologicamente superiores e ambientalmente seguros, visando a redução do consumo de recursos naturais e dos impactos sobre o meio ambiente.

Postagens recentes

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato