Concreto pigmentado: como adicionar cores sem perder a qualidade
Hoje vamos falar aqui no blog sobre o concreto pigmentado. O diretor da Camargo, Fábio Camargo, vai explicar quais as vantagens e como usar o concreto pigmentado na obra. Quando pensamos em concreto logo nos vem à cabeça um material com uma aparência cinza, que será coberto por reboco ou revestimentos. Mas, com o concreto pigmentado é possível criar outras possibilidades e aparências para o concreto, como projetos de decoração, por exemplo.
O concreto pigmentado é feito da forma convencional, utilizando cimento, brita, areia e água, e, nesta mistura são acrescentados alguns pigmentos, obtendo cores variadas. O resultado final é um concreto colorido em sua totalidade, sem perder as propriedades do material.
Fábio Camargo explica que a modificação pode ser feita na obra ou o material pode ser comprado desta forma, já pigmentado.
Onde pode ser utilizado?
O concreto pigmentado pode ser utilizado na fabricação de pisos intertravados, telhas, blocos, peças pré-fabricadas e grandes volumes, como as paredes de concreto.
“Este tipo de concreto está sendo utilizado em diversos projetos modernos de arquitetura, misturando o rústico com o moderno. O concreto pigmentado proporciona fluidez para os projetos”, comenta Camargo.
Vantagens
Além da vantagem de proporcionar beleza à obra, o uso do concreto pigmentado pode ser feito com outros objetivos, por exemplo, em estradas. Em áreas de alta incidência de neblina o pigmento colorido do pavimento é útil para auxiliar na visualização do motorista.
“Fora do Brasil a utilização do concreto pigmentado é muito comum, mas estamos conseguindo tornar a sua utilização mais recorrente, uma vez que a alta durabilidade deste concreto vale à pena, se comparado à pintura tradicional” ressalta o diretor da Camargo.
Dentre as vantagens do concreto pigmentado, estão:
- Variação de cores;
- Dispensa o uso de outros acabamentos e revestimentos, economizando em tempo e dinheiro;
- Baixa manutenção e grande resistência a intempéries;
- Ótimo acabamento a longo prazo, já que permite economizar com a renovação da pintura da fachada.
Recomendações
Na hora de escolher utilizar o concreto pigmentado, é preciso ficar atento a estas recomendações:
- O pigmento deverá ser inerte para não interferir nas propriedades do concreto;
- O pigmento deverá ter alto teor de pigmentação;
- Atenção ao uso controlado da água e dosagem do concreto, uma vez ajustado o traço e o volume de água, a quantidade deve ser a mesma em todas as produções para garantir a reprodução da cor desejada
- Aplicar uma proteção mecânica, podendo ser verniz ou acrílico, que não reaja com o cimento e nem com o pigmento