Aditivos polifuncionais melhoram o desempenho e durabilidade para concreto
Você sabia que o uso de aditivos em concreto é tão antigo quanto o próprio cimento? Segundo estudiosos da área, os romanos e os incas já adicionavam clara de ovo, sangue, banha ou leite aos concretos para melhorar a trabalhabilidade das misturas. Bom, é claro que ao longo de tanto tempo muita coisa mudou, não é mesmo? Agora, temos tecnologia para melhorar o desempenho de argamassas, concretos e artefatos de cimento de forma muito mais fácil e com maior eficácia.
Você já deve saber que os aditivos, além de melhorarem o desempenho, aumentam a durabilidade do produto final, principalmente pela redução da relação água/cimento. Existem vários tipos de aditivos para concreto. Mas, hoje, vamos falar especificamente dos aditivos polifuncionais.
Eles podem ser usados para alterar as propriedades dos elementos em que são aplicados, como a concretagem, seja em estado fresco ou endurecido. São considerados importantes pois melhoram as funções e as aplicações da estrutura, e também auxiliam na diminuição de possíveis erros da composição.
De acordo com o diretor da Camargo Química, Fábio Camargo, os aditivos polifuncionais são considerados produtos básicos da construção civil. Alguns dos benefícios do uso do produto são:
- Redução de água de amassamento;
- Aumento da coesão e homogeneidade da massa;
- Melhora da trabalhabilidade;
- Auxílio no adensamento;
- Melhora do aspecto superficial do concreto;
- Aumento das resistências mecânicas à compressão e uniformidade;
- Aumento da impermeabilidade do concreto;
- Prolongamento da durabilidade.
Dica do especialista
A linha de aditivos polifuncionais para concreteiras da Camargo Química conta com produtos plastificantes e redutores de água, prontos para consumo, isentos de cloretos e compatíveis com diversos tipos de cimentos. As linhas de aditivos CQ Plast são à base de Lignossulfonatos. Algumas linhas são consideradas híbridas, com a adição de polímeros. São compatíveis com todas as classes de Cimentos Portland. Atendem aos requisitos da NBR 11768 (tipo PN) e ASTM C 494 (tipo A).