Telhas de Concreto: Impermeabilidade, resistência e encaixe
Há algum tempo os telhados das casas tinha um único objetivo: proteger a estrutura e evitar vazamentos. Hoje em dia não é mais assim, o telhado ganhou um design diferenciado, garantindo que a casa fique bonita também por fora. Essa mudança de funcionalidade aumentou quando as telhas começaram a ser fabricadas com cores e formatos diferentes.
Os modelos de telhas mais comuns utilizados são as de cerâmica e as de concreto. Hoje, falaremos em nosso blog sobre as telhas de concreto, seus benefícios e como são fabricadas.
Telhas de concreto
As telhas de concreto são bem maiores do que as telhas convencionais de cerâmica, sendo necessário aproximadamente 10,4 unidades para cobrir 1 m². Embora a maioria das pessoas pense que elas são pesadas, elas são mais leves por metro quadrado do que as telhas convencionais.
Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que, atualmente, existe um outro modelo de telha de concreto, que é a telha plana, mas ainda a tradicional é a mais utilizada.
Benefícios
- Impermeabilidade: as telhas de concreto absorvem pouca água de chuva, com isso a estrutura não sofre sobrecarga. Na parte inferior das telhas, possuem nervuras que impedem a penetração da água arrastada pelo vento.
- Baixa manutenção: Produzidas a partir de cimento, se tornam mais resistentes podendo suportar mais de 240 kg.
- Encaixes perfeitos: as telhas de cimento não vão ao forno, por isso, não sofrem deformações. Elas são produzidas em formas, garantindo assim sua aparência e estrutura perfeita que se encaixam e alinham facilmente.
- Resistência: as telhas de concreto apresentam resistência de ruptura mínima de 240 kgf, enquanto a resistência das telhas de barro é de aproximadamente 130 kgf. Com isso, as telhas de concreto são mais resistentes durante o transporte, a carga e descarga e armazenamento no canteiro de obras, reduzindo a perda por quebra.
- Desempenho térmico: estudos mostram que as telhas de concreto de cores claras, apresentam temperatura interna menor que a telha cerâmica (vermelha). Este estudo mostra que não é o material que influencia no calor, e sim a cor de seu acabamento externo. Em regiões quentes o ideal é utilizar telhas de cores claras, assim diminuirá a absorção da radiação do sol.
- Consumo por metro quadrado: embora uma peça de telha de concreto seja mais pesada em relação a telha cerâmica, utiliza-se menos telhas de concreto por metro quadrado. O consumo por m² da telha de concreto é de aproximadamente 10,4 telhas contra as 18 telhas de cerâmica (tipo romana). Por ser maior, a telha de concreto tem montagem mais rápida.
- Coloração: as telhas de concreto podem ser fabricadas em diversas cores, facilitando a adaptação em diferentes projetos. Aproximadamente são cerca de 9 cores, sendo elas: vermelho, marrom, canela, pérola, grafite, marfim, damasco, palha e branco.
Fabricação
As telhas de concreto são feitas com a mistura de cimento de alta resistência, areias e agregados (finos, médios e grossos), e também com a adição de água. Nessa mistura homogênea são acrescentados os pigmentos coloridos, que dão a coloração às telhas. Depois, o material é levado à estufa de vapor e moldado no formato desejado.
Produtos
A Camargo Química possui uma linha completa de produtos para a sua obra.
Para as telhas de concreto, fachadas e superfícies, possui a linha CQ ACRYLTOP. O produto é um verniz concentrado, base água, que quando aplicado na superfície forma um filme incolor, impermeável e brilhante, protegendo contra ação de chuvas e raios U.V., aumentando a resistência ao desgaste e facilitando a limpeza da superfície. É um produto de fácil aplicação e de secagem rápida.
Outro produto que se destaca para este segmento, é a linha SILTOP AQUA. Um hidrorepelente incolor, à base de silano dissolvido na água. Torna as superfícies minerais repelentes à água e óleo, impedindo a penetração de umidade.