Antes de falarmos sobre a ação dos cristalizantes, você sabe o que eles são?
O cristalizante é um silicato que, quando misturado com a água e com toda a alcalinidade do cimento, acaba se transformando em hidrosilicato. Ou seja, uma parte do pó se transforma em um cristal insolúvel em água, que colmata os poros do concreto, tornando-o impermeável. Seu principal diferencial é o fato de penetrar em grande profundidade e não apenas na porosidade superficial.
Disponível em versões para aplicação em forma de pintura ou também como aditivo no momento da concretagem. Entre suas vantagens estão: não altera a potabilidade da água, é resistente a pressões negativas e positivas, gera maior resistência química ao concreto.
Impermeabilização por cristalização
A impermeabilização por cristalização é amplamente utilizada em estruturas de concreto armado que ficam em contato direto com a água, em locais de umidade extrema ou com molhagem e secagem constantes. A técnica tem como princípio melhorar o desempenho contra a penetração de água e agentes agressivos através da formação de cristais nos poros e fissuras do concreto.
Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que os cristais resistem a grandes pressões de água, por isso, é grande aliado das estruturas de concreto armado que possuem contato direto com a água.
Locais de aplicação
Este tipo de concreto é recomendado para locais onde exista presença de água ou umidade excessiva. É o caso das estruturas enterradas, como lajes e cortinas de subsolo, poço de elevador, túneis, galerias, tanques de água potável ou efluentes, reservatórios de distribuição de água potável e piscinas, além das estruturas próximas ou em contato com a água do mar, como as portuárias.
Produtos
A Camargo Química, a partir de janeiro de 2021 passará a ter em seu portfólio uma linha exclusiva de cristalizantes.
Quer saber mais? Entre em contato com nossos representantes!