Impermeabilização garante durabilidade
No setor de construção civil é muito comum impermeabilizar superfícies, com o objetivo de protegê-las contra infiltrações. Com esta ação, é possível garantir maior durabilidade, pois evita o surgimento de mofos e manchas.
Importância da impermeabilização
A impermeabilização deve ser feita ainda durante a fundação da obra, evitando que haja desconfortos futuros. Ela garantirá que não haja infiltrações, evitará prejuízos e manterá a conservação e salubridade do ambiente. Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que o custo com a impermeabilização adequada equivale a 2% a 3% do total da obra.
“Porém, quando não é feita ainda na fundação, os reparos futuros podem chegar a 20% do custo total da construção”, explica.
Tipos de impermeabilização
Existem dois tipos de impermeabilização, sendo eles:
- Rígido: este tipo não acompanha a estrutura, ou seja, deve ser utilizada nas superfícies que não sofram com a variação de temperatura, com o movimento do solo ou que sejam suscetíveis a fissuras e trincas.
- Flexível: a impermeabilização flexível consegue se alongar e absorver a fissuração, acompanhando a estrutura. Desse modo, é indicada para áreas expostas às mudanças climáticas e que, por esse motivo, podem sofrer com trincas, infiltrações e umidade.
Produto sustentável
A Camargo Química possui o impermeabilizante ideal para quem se preocupa com o meio ambiente. Trata-se do Green Seal, uma manta líquida em poliuretano com 100% de sólidos, bicomponente, elástica e flexível.
O produto é aderente a diversas substâncias encontradas na construção civil, permitindo uma impermeabilização, estanque e alta resistência à corrosão, abrasão, intempéries e substâncias agressivas.
Como o produto age?
O Green Seal forma uma membrana sem emendas. Aceita emendas e reparos, sendo resistente a ataque de micro-organismos e variações de temperatura entre -10ºC até 80 ºC. Atende os requisitos da norma: NBR 15487:2007 – Membrana de Poliuretano para Impermeabilização.
Vantagens
- Atende às especificações da NBR 12170, garantindo completa segurança para uso em reservatórios de água potável, por não emitir gases e não alterar a potabilidade da água;
- Fácil aplicação e manutenção;
- Aplicado a frio;
- Não necessita de proteção mecânica;
- Sistema monolítico (sem emendas);
- Ecologicamente correto;
- Não possui solventes, metais pesados ou voláteis;
- Não inflamável.
“O produto ainda possui o selo verde, ou seja, não agride o meio ambiente e atende todas as especificações de segurança”, complementa Camargo.
Onde pode ser aplicado?
- Lajes de cobertura
- Marquises e terraços com e sem proteção mecânica
- Floreiras
- Reservatórios elevados tipo torre
- Grandes reservatórios térreos
- Piscinas
- Baldrames
- Muros de arrimo
- Caixas d’água
- Cisternas
- e ETE
- Tanques
- Contenção de químicos
- Calhas de concreto
- Calhas metálicas.