Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Conheça os principais tipos de cimento e aplicação na obra

O cimento é o elemento mais comum – e fundamental – na construção civil. Versátil, ele é aplicado em praticamente todas as etapas de uma obra. Entretanto, o mercado oferece atualmente diferentes tipos de cimento, sendo que cada um possui uma aplicação e utilidade diferente na obra.

Primeiramente, é importante explicar que todos os tipos são chamados de Cimento Portland, em homenagem a Joseph Portland, criador do material em 1824. Hoje, existem 11 tipos de cimento disponíveis no setor da construção civil, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ficou curioso para conhecer os principais tipos de cimento? Então leia esse texto até o final e saiba mais sobre essa matéria-prima fundamental para qualquer obra.

Tipos de cimento

CP I – Cimento Portland Comum

Como o próprio nome indica, esse tipo de cimento é o mais comum no setor da construção civil. Geralmente, é utilizado em obras gerais, que não possuam exigências específicas em relação ao tipo de cimento utilizado. Na composição, possui somente o gesso como aditivo para possibilitar mais tempo na aplicação. Sua resistência é de 25 MPa (Mega Pascal, unidade de medida de pressão).

CP I-S – Cimento Portland comum com adição

Seguindo a mesma linha do cimento comum, o CP I-S apresenta em sua composição aditivo pozolânico, o que torna o cimento menos permeável.

CP II-E – Cimento Portland composto com escória

Enquanto os outros possuem apenas gesso, o CP II-E leva mais aditivos em sua composição. É muito utilizado em materiais que não produzem muito calor, já que outros cimentos podem provocar rachaduras nessas condições. Na mistura do cimento, o nível de escória pode variar de 6% e 34%, de acordo com a norma.

CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana

Indicado para construções que ficam em contato com a água, como obras subterrâneas e pontes. Na composição, o cimento leva pozolana, o que garante mais impermeabilidade e resistência de 32 MPa.

CP II-F – Cimento Portland composto com fíler

Ideal para obras que precisam de mais resistência, esse tipo de cimento é bastante versátil e pode ser utilizado em pisos e pavimentos de concreto e até em obras com concreto armado.

CP III – Cimento Portland de alto-forno

Utilizado em obras mais simples, estruturas metálicas, indústrias, estradas e pistas entre outros, esse cimento se destaca por sua durabilidade no ramo da construção civil.

CP IV – Cimento Portland Pozolânico

Com alta impermeabilidade e durabilidade, o cimento pozolânico é aplicado em obras com grande alteração de temperatura.

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial

Como o nome já propõe, o cimento garante alta resistência inicial, o que também permite mais produtividade na obra. Por isso, é utilizado na indústria de pré-moldados, fabricação de concreto, pisos industriais e argamassas.

CP RS – Cimento Portland resistente a sulfatos

Por apresentar resistência aos sulfatos, também conhecido como óxido sulfúrico, agente químico com presença de água, esse cimento é ideal para obras em ambientes com grande presença de água do mar ou esgotos.

CP BC – Cimento Portland de baixo calor de hidratação

Graças ao baixo calor, o cimento é muito utilizado em edificações com grandes variações de temperatura, se tornando mais resistente a rachaduras em razão da expansão e contração do material.

CPB – Cimento Portland Branco

Sua principal diferença é a cor, como o próprio nome indica. É utilizado principalmente em rejuntes e peças cerâmicas.

Agora que você já conhece os principais tipos de cimento, é só escolher a melhor opção para a sua obra. E se você quer ficar por dentro de assuntos como esse, acompanhe o nosso blog e saiba mais. 

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato