Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Concreto UHPC: como é feito e quais os benefícios para a construção civil

O concreto de ultra alto desempenho, chamado de UHPC, em inglês, Ultra High Performance Concrete, é um tipo de concreto de alta performance e desempenho, muito resistente e durável. Esse tipo de concreto oferece resistência à compressão maior que 20.000 psi, o que significa 138MPa.

A utilização deste concreto ajuda na recuperação das obras de infraestrutura, além da possibilidade de construções robustas que evitem reparos futuros.

Diferença

O que diferencia este tipo de concreto dos demais é a ausência de agregados graúdos, o que elimina muitos inconvenientes, como índice de vazios entre os agregados e as zonas de transição entre pasta e agregados. Tal situação, no concreto comum, é o elo mais fraco em termos microscópicos.

Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que o UHPC supre a demanda por estruturas estáveis e duráveis, porém, seu uso ainda é pouco difundido no Brasil.

“Aqui, a utilização deste concreto pode auxiliar na revitalização de infraestruturas, tornando as construções mais robustas e duradouras”, comenta.

Materiais mais utilizados para a fabricação do UHPC

Compostos cimentícios: cimento Portland, Sílica Fume (sílica ativa), Cinza  Volante, calcário em pó, lã de escória em aço, cinza de casca de arroz e até mesmo nanopartículas.

Agregados: com o mínimo módulo de finura possível. Há relatos do uso de agregados com diâmetro variando de 0,1mm a 8mm.

Superplastificantes: viabilizam a baixa relação água-cimento, em torno de 0,15 e 0,2.

Fibras: geralmente feitas de aço, são responsáveis pelo aumento das resistências mecânicas.

Devido ao desempenho e características, o UHPC possibilita, por exemplo, não só reduzir secções, diminuindo o consumo de materiais direta ou indiretamente, mas também o próprio peso das estruturas.

Qual a resistência do UHPC?

Os concretos convencionais costumam alcançar resistência à compressão de 3.000 psi a 6.000 psi, o que equivale entre 20,0MPa e 40,0MPa. Acima do convencional, existe o CAD (Concreto de Alto Desempenho), que oferece resistência superior a 50,0Mpa, podendo chegar a 100,0Mpa.

Já o UHPC é um concreto com resistência à compressão maior que 20.000 psi, o que significa 138,0 MPa. Quanto à tração na flexão, a resistência fica entre 20,0 MPa e 50,0 MPa, dependendo do tipo de fibra (metálica ou orgânica).

Benefícios

Os benefícios do UHPC são muitos, como: durabilidade, flexibilidade, resistência ao impacto, estabilidade dimensional e impermeabilidade. Para a construção civil, apesar de apresentar um alto custo, as características do material trazem um ganho imensurável à qualidade das obras, elevando ainda mais a vida útil do empreendimento, pois aumenta a resistência à corrosão e à abrasão.

Aqui na Camargo Química você encontra os principais materiais para a fabricação do concreto UHPC. Por exemplo, o CQ Fibermax, fibra sintética estrutural de alto desempenho, desenvolvida para substituir telas soldadas e fibras de aço. Ou ainda o CQ Micro Fiber, compatível com todos os tipos de cimento que se dispersa fácil e rapidamente a mistura do concreto. E ainda uma linha completa de aditivos, proporcionando um concreto mais eficiente na construção civil. 

Quer mais detalhes sobre nossos produtos? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo contato@camargoquimica.com.br

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato