Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

9 curiosidades sobre o concreto

Existem diversos tipos de concreto no mercado e cada um possui uma finalidade e modelo de aplicação diferente. Por ano, são produzidos 5 bilhões de metros cúbicos de concreto no mundo, ou seja, é bastante obra. São inúmeras curiosidades sobre concreto que muitas pessoas não sabem.

Continue a leitura para saber mais curiosidades sobre o concreto.

Diferença entre concreto e cimento

Apesar de serem alguns dos materiais mais importantes da construção civil, os produtos ainda são confundidos ou tratados como iguais. Ambos são materiais imprescindíveis na área. O cimento é um pó fino feito de calcário e outros minerais que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Já o concreto não pode ser feito sem o cimento. Ele é o resultado da mistura de cimento, areia, brita e água.

Origem do concreto

A história do concreto tem as primeiras evidências em Roma, a aproximadamente 2.000 anos atrás. O material era essencialmente utilizado em aquedutos e estradas em Roma, assemelhando-se a uma pedra. Diferentes misturas são adicionadas para que o concreto obtenha características específicas e geralmente é reforçado com o uso de barras de aço, antes de ser lançado nos moldes.

Tipos de concreto

Hoje em dia, o uso de concreto na construção civil pode ser feito através da aplicação de diferentes tipos do material. Sendo concreto convencional; Concreto bombeável; Concreto armado; Concreto protendido; Concreto auto adensável; Concreto de alta resistência (CAR); Concreto leve, Concreto pesado, Concreto seco e etc..

Concreto na Roma

Costumam dizer que os romanos usavam uma matéria prima especial na produção dos seus concretos. A mistura consistia em cascalho e areia grossa misturados com cal quente e água, e, às vezes, até mesmo sangue de animal e para reduzir retrações, eles utilizavam cabelo de cavalo. Evidências históricas também apontam que os romanos usavam pozolana, gordura animal, leite e sangue como aditivos em construções de concreto.

Primeiro uso e construção de concreto

As primeiras vezes nas quais ele foi utilizado, foram na Grécia Antiga, em aproximadamente 800 a.C. A composição, por outro lado, era muito diferente da que conhecemos hoje: os materiais básicos eram cal viva, pedra-pomes e cinzas vulcânicas. Já a primeira construção de concreto registrada foi em 1793 quando John Smeaton, construiu o Eddystone Lighthouse in Cornwall, na Inglaterra, com o uso de cimento hidráulico.

Estradas de concreto

Os romanos são conhecidos por terem feito amplo uso de concreto para construir estradas. Eles construíram aproximadamente 5.300 milhas de estradas utilizando concreto, o que tornou as estradas mais resistentes. Um dos primeiros pavimentos de concreto do mundo registrado, foi construído em 1872, na Escócia.

Cimento Porland

Outro fato importante foi quando o inventor inglês Joseph Aspdin, desenvolveu o cimento portlant. Ele fez concreto queimando giz com terra e finalmente argila, em um forno até que o dióxido de carbono evaporasse, resultando em um forte cimento.

Maior consumidor de concreto no mundo

A China, país mais populoso do mundo, é também o maior consumidor de concreto no mundo. Para se ter uma ideia da utilização de concreto na China o país usou mais cimento que os Estados Unidos durante todo o século XX.

Material de construção mais usado

 E por fim, outra das curiosidades sobre concreto é que ele é o material de construção mais usado no mundo. Estima-se que aproximadamente 5 bilhões de metros cúbicos são produzidos todo ano por todo o mundo. A produção de todos os outros materiais de construção não chega nem na metade deste número.

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato