Vamos conhecer o que estará em alta em 2022 na Construção Civil. Selecionamos os principais tópicos e muitos envolvem a tecnologia da informação. Alguns já estão em alta e devem continuar assim pelos próximos anos.
Building Information Modeling (BIM)
A tecnologia Building Information Modeling (BIM) chegou ao Brasil no começo dos anos 2000, porém devido ao alto custo de implementação, não foi disseminada. Porém, o cenário mudou nos últimos anos. Dois decretos foram publicados sobre a utilização da metodologia no país. O decreto nº 9.983 de 2019 oficializou a estratégia de disseminação do modelo de informação. O decreto Nº 10.306 de 2020 tornou obrigatório a implantação da metodologia em obras públicas.
Mas o que é a BIM? É um conjunto de tecnologias e processos integrados, que possibilita a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma obra. Ou seja, reúne uma série de informações e integra todos os profissionais envolvidos, de modo colaborativo. Pode conter informações, por exemplo, sobre as dimensões das paredes, localização de canos, quantidade de materiais, cronograma, mão de obra e orçamento. A BIM permite criar simulações, analisar variáveis e possibilidades de cada etapa. Torna muito mais fácil a tomada de decisões, já que se tem acesso a todas as informações.
Sustentabilidade
Umas das palavras mais importantes deste ano será sustentabilidade. O foco é manter a qualidade dos projetos e reduzir o impacto ambiental. Existem algumas maneiras de se fazer isso. Pode-se, por exemplo, criar uma rede de captação da água da chuva para ser utilizada no canteiro de obra e economizar água.
Uma outra dica é utilizar formas plásticas, no lugar das de madeira, para construir pilares, vigas e baldrames. Aposte também em painéis solares, no uso de isolantes térmicos adequados, em luzes com sensores de presença e em telhados verdes.
Em construções sustentáveis, a emissão de CO2 é 34% menor. Também há a redução em 25% do consumo de energia elétrica e 11% de água.
Realidade aumentada
Há anos, a Realidade Aumentada tem sido apontada como tendência, porém continua a ser um investimento de alto custo. Esta tecnologia é a inserção de dados virtuais no mundo real. Você pode fazer isso através de um par de óculos especial, uma câmera, etc. Com o seu uso, o cliente terá uma visão em 3D de como ficará o projeto depois de construído. Também é um grande aliado das construtoras no cálculo de riscos.
Digital Twin
A tecnologia Digital Twin permite fazer uma cópia digital dos projetos físicos. Mas não é uma cópia comum. Através de scanners 3D e outros dispositivos, é feita uma representação do projeto no mundo virtual. Você tem a possibilidade de fazer testes, prever os resultados e possíveis problemas.