O desperdício de recursos em uma obra pode pesar muito no bolso dos empresários. Uma pesquisa desenvolvida pela Escola Politécnica da USP, apontou que as perdas de materiais podem chegar a 8%, e os custos de retrabalho a 30%. Com alguns cuidados é possível diminuir essa porcentagem.
Confira algumas dicas que preparamos para reduzir custos e desperdícios.
Cuide do estoque e do acondicionamento do material
Uma pesquisa realizada pelo Senai, em canteiro de obras, aponta que os materiais com maior índice de desperdício são: cimento, areia, gesso, condutores, tubos PVC e placas cerâmicas. A perda pode acontecer por vários fatores como erro na quantidade do preparo, má utilização, compra em excesso, entre outros. Sempre leve em consideração que produtos excedentes terão de ser descartados e geram prejuízo ao meio-ambiente e ao bolso.
Um erro muito cometido é a compra de produtos sem levar em consideração um local apropriado para o armazenamento. Isto pode levar à perda, e consequentemente, levar a adquirir mais materiais. É importante também verificar a data de validade, principalmente dos produtos em promoção. E lembre-se: adquira os itens com melhor custo/benefício para sua obra.
O layout de um canteiro de obras também é importante. Quanto menor a distância que um trabalhador percorre, menor é a chance de quebra de materiais quando precisar transportá-lo. Outra dica é que a tecnologia pode ser usada ao seu favor. Existem softwares que auxiliam na gestão de estoque e a fazer orçamentos.
Procure mão de obra qualificada
Contratar um profissional não qualificado para uma função pode gerar prejuízos, como atrasos na obra e o desperdício de produtos. Uma pessoa especializada entende todo o processo de trabalho e a melhor forma de fazê-lo. Mantenha-se atento ao uso correto dos EPI, pois a falta de segurança pode colocar em risco a vida dos colaboradores.
Planeje a sua obra
Investir tempo em planejar uma obra é fundamental. Com um bom planejamento, pode-se identificar e prevenir potenciais riscos. Calcule todas as etapas do projeto, a quantidade de mão de obra adequada e os produtos necessários, os possíveis atrasos que podem ocorrer e os custos inesperados. Um bom planejamento aumenta a produtividade e garante boa rentabilidade.
Invista em sustentabilidade
Quando se fala em sustentabilidade, se pensa em reduzir o impacto ambiental. A sustentabilidade também significa reduzir o desperdício e consequentemente economizar. Pode-se, por exemplo, criar uma rede de captação da água da chuva para ser utilizada no canteiro de obra. Uma outra forma é reutilizar e usar as sobras de alguns materiais, como tijolos e peças de metal e cimento. É possível incorporá-los em outras etapas. Uma outra ideia é usar uma barreira de contenção onde for colocado a areia e brita, para que o material não se espalhe e seja carregado para bueiros.