Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Conheça as vantagens e técnicas da cura do concreto

A execução cuidadosa de cada etapa de uma obra, com certeza irá refletir no resultado final. Um desses processos que deve ser realizado com muita atenção é a cura do concreto. Esta técnica é importante para evitar fissuras ou rachaduras na estrutura concretada.

A cura é um processo de hidratação do concreto e tem como objetivo reduzir os efeitos da evaporação da água e controlar as variações térmicas. É importante lembrar que a água é muito importante para a pega e endurecimento do cimento e se a evaporação acontecer muito rápido, pode gerar fissuras por retração.

Esse processo de cura pode resultar em um aumento de 30% na resistência do concreto, sendo iniciada assim que for terminada a concretagem. Nas superfícies horizontais, como as lajes, deve ser feita entre 2h a 4 horas depois. Já nas verticais, é necessário também aplicar água nas formas antes de lançar o concreto.

Outros benefícios da cura é a maior durabilidade da estrutura e a melhor aparência, o que influencia no acabamento e também no concreto aparente. Existem alguns tipos de cura, os mais comuns são térmica, química e úmida.

Cura úmida

A técnica de cura úmida é muito utilizada, principalmente em lajes de residências. O processo consiste em molhar a superfície do concreto com frequência, por pelo menos 7 dias. O ideal é que o concreto seja molhado três vezes ao dia.

Cura Química ‍

No processo de cura química, uma substância é aplicada uma vez por aspersão. Ela cria uma espécie de película protetora na superfície para evitar a evaporação. A técnica é ideal para pavilhões, pátios e estacionamentos. A vantagem é que a mão de obra é liberada rapidamente, já que não precisa reaplicar o produto. Porém, pode atrapalhar a aderência de revestimentos, chapiscos, contrapisos, pinturas e argamassas colantes se a película formada não for removida.

Cura térmica

Já na cura térmica o concreto é submetido a temperaturas altas, mas de forma programada para encurtar o processo. Pode ser realizado através de câmaras aquecidas ou recobrimento. O processo é ideal para empresas que trabalham com pré-moldado, já que o concreto fica pronto mais rápido e as formas podem ser usadas mais uma vez.

Baixe o catálogo completo de soluções da Camargo Química!

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato