A argamassa colante atua como uma espécie de cola em construções, garantindo uma adesão forte e duradoura entre o revestimento e o substrato.
Formulada com cimento e areia, essa mistura recebe aditivos químicos específicos que garantem:
- Alta aderência;
- Boa elasticidade;
- Maior trabalhabilidade.
Com isso, permitem a fixação de revestimentos diversos (cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais) em pisos e paredes.
Porém, para melhores resultados, é preciso seguir algumas recomendações para escolher a melhor opção entre os tipos de argamassa colante disponíveis.
E é com este objetivo que elaboramos o artigo. Nele, entenda o que é esse tipo de argamassa, para que serve e quais são os tipos presentes no mercado.
O que é a argamassa colante?
A argamassa colante é um produto industrial que, em seu estado seco, é composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos.
Assim que é misturado com água, o produto forma uma massa com boa viscosidade, plasticidade e aderência. Consequentemente, adquire características valiosas para aumentar a eficiência do assentamento.
Este produto é indicado para assentar:
- Revestimentos cerâmicos;
- Blocos de vidro;
- Porcelanatos;
- Mármores, granitos e outros revestimentos.
Tipos de argamassas colantes
Existem diferentes tipos de argamassas colantes, que variam conforme suas funções e aderência. Há opções para uso interno ou externo. Ainda, quanto maior a quantidade de aditivos, mais aderente é a mistura.
Estes tipos são regulamentados pelas seguintes normas:
Essas normas cancelam e substituem a edição anterior da publicação (NBR14081), do ano de 2004.
No Brasil, tais normas estabelecem o produto em três variações: ACI, ACII e ACIII. Saiba mais:
ACI
Com menor volume de aditivos em comparação com as outras variações, o ACI possui características de resistência aos esforços, à temperatura e à umidade em ambientes internos.
Este é o tipo de argamassa colante mais indicado para aplicação tanto em áreas secas como molhadas, caso de banheiros, cozinhas, áreas de serviço, salas, quartos, etc. Também é utilizada para assentar pisos.
ACII
Com maior quantidade de aditivos que o tipo anterior, a ACII apresenta maior adesividade.
Com isso, consegue absorver os esforços de pisos e paredes internos e externos sujeitos a ciclos de variação termométrica e à ação do vento.
Por apresentar aderência superior, ela é indicada para uso em ambientes internos expostos a maiores temperaturas e a condições severas de ventilação, como:
- Piscinas de água fria;
- Paredes;
- Lajes;
- Pisos de áreas públicas e industriais, além de outros espaços.
ACIII
Por fim, a ACIII possui a maior aderência entre as três opções.
Ela é indicada para uso especial no assentamento de porcelanato, pastilhas, pedras de granito e mármore.
É também recomendada para revestimentos de ambientes diversos com alta temperatura, caso de saunas, piscinas de água quente e estufas, além de locais com tráfego intenso.
Denominações “E”
As normas reforçam também que a denominação “E” (ACI E, ACII E, ACIII E) significa que a argamassa possui o tempo aberto estendido.
Isto é, ela pode ser aplicada no assentamento de grandes placas de revestimento, pois permite ficar mais tempo em exposição antes de começar a perder suas propriedades.
Dicas para escolher a argamassa colante ideal
Na escolha do produto mais recomendado, algumas variáveis devem ser consideradas. Para isso, vale responder algumas perguntas:
- Qual será o tipo de revestimento? (cerâmica, porcelanato, mármore, pastilha, etc.)
- O serviço será realizado em ambiente interno ou externo? No chão ou na parede?
- Qual é o tamanho das peças?
- A região de aplicação sofrerá intempéries das estações climáticas ou de outra ação que altere a temperatura?
As respostas para todas essas questões representam variáveis relevantes na hora de escolher a argamassa colante. Conferir as recomendações do fabricante é imprescindível.
Veja exemplos:
Para áreas internas, a aplicação de cerâmica com base avermelhada e poros mais absorventes combinam bem com argamassas do tipo ACI, que já conferem boa aderência mecânica.
Já para porcelanatos, mármores ou pedras, tanto para área interna quanto externa, a recomendação é adotar argamassas colantes do tipo ACII e ACIII. Elas possuem aderência química e são mais indicadas para este tipo de revestimento.
Cuidados no momento da aplicação
Quando a argamassa colante é escolhida e/ou aplicada da forma errada, algumas consequências nada positivas podem ser presenciadas. Como trincamentos e descolamento de peças cerâmicas.
Para evitar desperdícios e retrabalhos muito antes do esperado, é necessário tomar alguns cuidados durante a aplicação. Acompanhe:
- A área deve estar limpa e sem desalinhamentos;
- Seguir as recomendações do fabricante na preparação;
- Aplicar conforme as especificações das normas e utilizar até 2 horas e meia após o preparo.
- Obedecer ao espaçamento e entrelaçamento entre as peças assentadas;
- Não aplicar argamassas colantes sobre substratos soltos, com baixa resistência mecânica, esburacados, ocos, ou com infiltrações, dilatados, trincados ou com problemas estruturais.
Aditivos para argamassa colante: melhoram a aderência e a trabalhabilidade do produto
Com o avanço da tecnologia e do foco no desenvolvimento sustentável, muitos tipos de argamassas podem ser escolhidas pelos agentes da construção civil. Este cenário também resultou no desenvolvimento de aditivos inovadores.
Quando adicionados à mistura, eles têm a função de facilitar o manuseio e melhorar ainda mais o dia a dia do profissional.
Há, inclusive, aditivos para argamassa que proporcionam excelente aderência aos substratos. Com isso, confere maior elasticidade e resistência ao desgaste e choques.
Neste caso, a Camargo Química apresenta ao mercado soluções químicas totalmente sustentáveis.
O aditivo colante, presente no portfólio, prioriza a melhor aderência e trabalhabilidade da argamassa. Além disso, sua aplicação otimiza o uso dos produtos, reduzindo drasticamente o desperdício de material.
Para conhecer detalhes sobre o aditivo colante e os demais produtos da Camargo Química, acesse nosso catálogo agora mesmo. É só clicar na imagem abaixo!