O concreto é um símbolo da arquitetura nacional. Por isso, diante da preocupação crescente com a ESG, o concreto sustentável tem ganhado espaço.
Em um processo de transformação da construção civil, essa solução surge como uma alternativa promissora, capaz de minimizar os impactos ao meio ambiente e construir um futuro mais verde.
Entenda o que é o concreto sustentável e saiba aplicá-lo em seus projetos, tornando-os ecologicamente corretos e conscientes.
Por que o concreto tem grande impacto ambiental?
Muito utilizado nas obras, o concreto é uma mistura de cimento com agregados, caso da brita, da areia e de aditivos.
Entretanto, a produção do cimento envolve a liberação excessiva de gás carbônico na atmosfera.
Estimativas da GCCA destacam que sua produção é responsável por cerca de 7% das emissões globais de CO2.
Segundo estudos da Escola Politécnica da USP, a emissão de CO2 é variável entre os países, já que depende da tecnologia/matéria-prima empregada na produção.
A Poli destaca que o Brasil tem hoje um fator de emissão de aproximadamente 610 kg CO2/t cimento.
Além disso, a demanda anual de 3,6 bilhões de toneladas/ano deverá aumentar 2,5 vezes até 2050, puxado pelo crescimento dos países em desenvolvimento, caso do Brasil.
Logo, priorizar a concretagem sustentável é uma forma de tornar a produção eficiente e ambientalmente segura. Esse é um passo importante para eliminar a pegada de CO₂ do concreto.
A importância é tão grande que os principais produtores do mundo firmaram o compromisso de alcançar o concreto líquido zero até 2050. Se isso for alcançado, será um avanço expressivo rumo à sustentabilidade.
Eles também concordam com uma meta intermediária ambiciosa de evitar 5 bilhões de toneladas de emissões de CO2 até 2030.
Diante desse cenário, o concreto sustentável é uma das alternativas mais promissoras na construção civil. Mas o que ele é? Continue acompanhando e veja.
O que é o concreto sustentável?
O concreto sustentável é produzido com materiais e processos que focam na minimização dos impactos ambientais. Tanto na sua fabricação, quanto ao longo do seu ciclo de vida.
Em relação ao concreto tradicional, sua fabricação é diferenciada. Ela leva menor quantidade de água, além de materiais recicláveis (ou materiais naturais), como pneus velhos triturados e casca de arroz.
Vale salientar que a sustentabilidade deve englobar todas as etapas, da fabricação ao pós-uso. Acompanhe algumas possibilidades:
- Na fabricação, deve emitir o mínimo teor de CO2;
- Na execução, aspectos de transporte, canteiro de obras e redução de perdas são essenciais;
- Na concretagem, deve oferecer maior durabilidade, facilidade de manutenção e melhor desempenho térmico;
- No pós-uso, deve permitir o reuso ou reciclagem dos materiais utilizados.
Aditivos são também essenciais
Na fabricação e uso do concreto sustentável, os aditivos também adquirem um papel preponderante.
Quando adicionados à mistura, auxiliam na modificação de suas propriedades de trabalhabilidade, resistência, durabilidade e sustentabilidade.
Algumas misturas ecológicas que podem ser adotadas incluem:
- Agentes redutores de água: reduzem o teor de água sem afetar a trabalhabilidade, ao mesmo tempo que diminuem o impacto ambiental da mistura;
- Agentes de incorporação de ar: ao introduzir pequenas bolhas de ar na mistura de concreto, melhoram a resistência ao congelamento e degelo, além de conferir maior durabilidade.
Dessa forma, a escolha dos aditivos adequados é uma forma de alcançar a eficiência, com melhor desempenho técnico e que seja ecologicamente correto.
Aproveite para ler um e-book exclusivo sobre a importância dos aditivos nos concretos especiais.
Por que investir em concretos sustentáveis?
Na construção civil atual, o ESG é um assunto muito discutido. Visando reduzir o impacto ambiental, várias construtoras investem em materiais ecologicamente corretos em suas obras. O concreto sustentável é um deles.
Ao adotar essa solução, as principais vantagens serão:
- Redução das emissões: o cimento de baixo carbono é uma tendência na construção civil que usa materiais, aditivos e tecnologias diferenciadas;
- Preservação de recursos naturais: devido ao uso de agregados reciclados e ao menor consumo de água;
- Aumento da durabilidade: reduz a necessidade de reformas e reconstruções, resultando em economia de recursos a longo prazo;
- Melhoria da qualidade do ar: com a redução das emissões;
- Contribuição para a economia circular: promove a economia circular, diminuindo a quantidade de resíduos descartados indevidamente.
Como utilizar o concreto sustentável?
De fato, o concreto sustentável apresenta inúmeros benefícios que estimulam sua adoção.
Porém, ele não é tão resistente quanto o tipo convencional, não sendo recomendado para uso em todos os projetos. Para fins estruturais, por exemplo, não deve ser utilizado.
Assim, é indicado para locais onde o impacto é menor e que não necessita de uma resistência tão elevada, como:
- Calçadas;
- Pavimentação de ruas;
- Contrapisos que não necessitam de elevada resistência.
Em contrapartida, vale salientar que este material está em desenvolvimento constante. As novas técnicas e soluções tendem a reforçar a sustentabilidade, qualidade e resistência do concreto.
Soluções para um concreto mais sustentável
Você sabia que a indústria brasileira de cimento é a mais sustentável do mundo?
Segundo material da SNIC (Sindicato Nacional da Indústria do Cimento), o setor realiza significativos esforços, posicionando-o entre as mais eficientes e ecologicamente corretas do mundo.
E, muitas são as empresas que atuam no segmento para levar sustentabilidade à produção nacional do concreto.
Atualmente, o mercado tem soluções que não agridem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, atrelam durabilidade e usabilidade na aplicação.
A Camargo Química se orgulha de ser a primeira empresa brasileira a investir em soluções químicas inovadoras. No portfólio, você encontra produtos sustentáveis para diversas frentes de trabalho.
Conheça algumas opções:
Linha Bio 360
Garante a remoção de sujidades e a limpeza do canteiro de obras ao alinhar economia, potência e cuidados ambientais.
Com características 100% biodegradáveis, essas soluções não exigem o uso de EPI, facilitando e agilizando a aplicação.
CQ DESFORM ECO 450
Esse é um desmoldante à base de vegetais, 100% biodegradável.
Sua aplicação evita a aderência da massa às formas, facilitando a desmoldagem e garantindo um acabamento superficial de qualidade. Suas propriedades incluem:
- Melhoria do aspecto do concreto;
- Redução do tempo de preparo das formas;
- Proteção da superfície;
- Maior durabilidade.
CarbonCure
A Camargo Química é parceira da CarbonCure, trazendo ao Brasil as melhores soluções em redução de CO2 na produção do cimento.
Essa é uma empresa que detém tecnologias únicas na redução de gás carbônico, podendo ser utilizada por empresas de todos os tamanhos.
A tecnologia inovadora retira o gás carbônico do meio ambiente e o injeta no concreto, transformando em mineral.
Com isso, a durabilidade do produto é ampliada, já que melhora a resistência à compressão.
CQ GREEN SEAL
O CQ GREEN SEAL é uma membrana de poliuretano ideal para impermeabilizações de maior desempenho.
Atende às diferentes normas, garantindo segurança para uso em reservatórios de água potável e nas estruturas de saneamento.
Quer saber mais? Veja como a Camargo irá transformar a construção civil com tecnologias sustentáveis e altamente eficientes.
Clique no banner abaixo e solicite um orçamento.