Em um país tropical e com elevação e variação de temperaturas como o Brasil, o processo de cura do concreto pode ser um grande desafio. Além de merecer atenção durante a construção em si, se passar por situações inadequadas, a cura interfere diretamente na durabilidade do concreto.
Quando ocorre a evaporação rápida da água do concreto durante a cura, comumente a estrutura vai ser impactada com fissuras e a resistência pode ser menor do que a esperada.
Assim, agentes de cura que ajudam a concreteira e a construtora a terem maior controle sobre o processo são essenciais. Saiba mais sobre os benefícios do agente de cura para as suas obras abaixo!
CQ Curamix – aplicação simples e durabilidade em longo prazo
De acordo com a entidade Cimento.org, o Brasil consome anualmente mais de 62 milhões de toneladas de cimento. Fazer com que haja redução de desperdício e mais eficiência na aplicação desse material nas obras é fundamental.
E no processo de cura do concreto, por exemplo, é essencial reduzir a evaporação brusca da água. Sem o uso de alguma solução química, dificilmente se tem esse controle e a empresa fica à mercê do tempo.
Elaborado à base de água, o CQ Curamix é produzido através de um processo totalmente automatizado em uma fábrica baseada em soluções de inteligência artificial e dosagens automatizadas, garantindo um alto padrão de qualidade e uniformidade em todos os lotes.
Isso faz com que seja uma das soluções mais eficientes e padronizadas do mercado brasileiro.
Aplicando o agente de cura do concreto
A aplicação do produto é simples e prática, e a sua eficiência impacta diretamente na longevidade do concreto:
– Ao ser aplicado sobre a superfície, o CQ Curamix cria uma película polimérica uniforme, que impede a evaporação brusca da água;
– Essa película protege a mistura do concreto, garantindo que a cura ocorra no tempo ideal;
– Assim, o processo de cura mantém a maior umidade possível e proporciona a correta hidratação do concreto.
A cura adequada para a correta hidratação do cimento, promove a resistência mecânica e aumento da durabilidade do concreto, minimiza fissuras, melhorando assim a resistência e durabilidade da estrutura,
PUC – inovações já contam com a solução
Além do concreto tradicional, um dos usos cada vez mais frequentes do agente de cura é na produção do PUC, o Pavimento Urbano de Concreto.
O PUC tem sido uma escolha frequente para a construção de obras públicas e privadas, devido à alta durabilidade da estrutura – já falamos dele aqui.
Ao contrário do asfalto, ele não absorve totalmente o calor, ajudando na redução das “ilhas de calor” e não sofre danos pela alta variação de temperaturas – situação comum no Brasil. Durante a cura, ganha ainda mais resistência quando utilizado com agentes que inibem a rápida evaporação da água.
Em obras com esse produto, o Curamix da Camargo Química tem sido uma escolha frequente de grandes construtoras e concreteiras, pois o resultado final é muito interessante.
Com o produto, se obtém espaços de extrema qualidade e de baixa manutenção, especialmente no caso de fissuras e rachaduras.
Quer saber mais sobre o agente de cura da Camargo Química e como aplicá-lo na sua obra? Entre em contato com nosso time de especialistas.