Argamassa estabilizada: como ela favorece a sua obra
Nos dias de hoje, muitas empresas estão preocupadas com o impacto que elas causam no meio ambiente. E, quando a gente fala sobre o ramo de construção civil, não é diferente. Existem muitas propostas para minimizar tais impactos. Por isso, a argamassa estabilizada é uma excelente opção. Saiba o que é argamassa estabilizada, onde aplicar, suas vantagens e muito mais. Acompanhe o nosso conteúdo e fique por dentro desse tema.
Onde surgiu?
A industrialização das argamassas começou na década de 50. Porém, foi na década de 70, na Alemanha, que veio a tecnologia de uma argamassa pronta para o consumo, a chamada argamassa estabilizada, material essencial nos dias de hoje para diferentes obras.
O que é argamassa estabilizada?
A argamassa estabilizada possui ciumento, água, areia e aditivos em sua composição. Por conter água, é úmida e já vem pronta para usar na obra. Com isso, a sua aplicação torna-se muito mais fácil. Seu fornecimento é feito da mesma forma que o concreto, a partir de caminhões betoneira.
Argamassa estabilizada X Argamassa tradicional
Conforme falado bem no comecinho do texto, a argamassa estabilizada está relacionada ao consumo consciente do material, uma vez que gera menos desperdício e evita a contaminação no meio ambiente. Além de tudo, é uma excelente opção em relação aos custos da obra, pois rende muito mais. No final das contas, sai mais barata que a tradicional.
Onde aplicar a argamassa estabilizada?
É possível usar a argamassa estabilizada nas seguintes aplicações:
- Assentamento;
- Chapisco;
- Rebocos e emboços de interiores e exteriores;
- Regularização de pisos;
- Rejunte;
- Sacadas, soleiras e marquises;
- Rejunte de telhas;
- Assentamento de blocos ou tijolos de concreto e cerâmicos;
- Enchimento de tubulações;
- Impermeabilização de locais inundáveis.
Quais as vantagens da argamassa estabilizada para as obras?
Seu uso é muito vantajoso, tanto para a empresa responsável, quanto para os funcionários ativos na obra. Confira:
- Melhor acabamento, devido a sua homogeneidade;
- Menor permeabilidade;
- Menos esforço por parte dos funcionários da obra;
- Não é preciso de equipamentos e maquinários;
- Mais rendimento;
- Não é preciso preparar nada, pois está pronta para uso;
- Fácil carga e descarga;
- E muito mais!
Algumas recomendações para o uso
Um ponto muito importante é em relação a aplicação da argamassa estabilizada em peças de alvenaria, pois é preciso umidificar o material durante a aplicação. Outras situações de atenção que também é preciso ficar atento, é sobre o uso em diferentes fenômenos, como em tempos quentes e frios. Em tempos quentes, é preciso que o material seja curado, ou seja, molhado. Já nos dias frios, a recomendação é que pausem a obra para não causar nenhum dano. Última, e não menos importante recomendação, nunca misture em um mesmo recipiente argamassas novas e argamassas velhas para manter a boa qualidade do produto.
Conheça a Camargo Química
Se você se interessou pelo tema, visite o site da Camargo Química e conheça diferentes linhas especializadas em concreto ou entre em contato com a nossa equipe.