Nos últimos anos, a busca por soluções inovadoras que combinem construção sustentável e eficiência energética tem ganhado cada vez mais destaque. Uma dessas inovações é a utilização de agregados de concreto que retêm luz e posteriormente a emitem, proporcionando uma fonte de iluminação natural noturna.

Esse tipo de produto combina diversas características inovadoras com a necessidade latente de eficiência e redução de custos em longo prazo na construção.  

Aqui você vai ficar por dentro das características técnicas dos agregados de concreto fotoluminescentes e como aplicá-los. Confira!

O que são agregados de concreto fotoluminescentes?

Os agregados de concreto fotoluminescentes, são materiais inovadores que possuem a capacidade de absorver a luz solar durante o dia e depois liberá-la na forma de luz visível durante a noite.

Para chegar a esse resultado, o agregado fotoluminescente é incorporado durante a mistura de concreto. Trata-se, portanto, de um pigmento especial, desenvolvido justamente para proporcionar essa capacidade de iluminação própria no concreto.

O agregado emite uma luz verde, liberada gradualmente e com duração de algumas horas.

Como e por que aplicar?

Uma das grandes vantagens desse tipo de agregado é que, além de dar um aspecto inovador a um projeto, ele ainda reduz o consumo de energia elétrica e também pode melhorar a segurança e a estética das áreas urbanas, espaços de condomínios, pistas e estradas.

Portanto, ao aplicar o agregado na massa de concreto usada para estes ambientes, será possível eliminar a necessidade de iluminação artificial em áreas externas durante a noite, contribuindo para a diminuição da pegada de carbono e dos custos de energia. O produto é, portanto, não só econômico, mas sustentável, ideal para projetos que visam a implementação de iniciativas ESG.

Outro fator importante atrelado a essa solução é a segurança, principalmente em áreas públicas e vias urbanas. Os agregados de concreto fotoluminescentes podem ser utilizados para criar caminhos bem visíveis, sinalizações e marcações em ambientes escuros. Isso aumenta a visibilidade e reduz o risco de acidentes.

Além de suas funcionalidades práticas, esses agregados também oferecem oportunidades criativas de design. Eles podem ser incorporados a calçadas, pisos, paredes e elementos decorativos, adicionando um toque estético exclusivo aos espaços urbanos. O brilho suave e natural cria uma atmosfera única, ideal para praças, parques e áreas de lazer.

Há ainda a questão da continuidade da iluminação, mesmo em quedas de energia. E comparados a sistemas de iluminação externa, os agregados fotoluminescentes requerem pouca ou nenhuma manutenção. Uma vez instalados, eles não possuem componentes elétricos, lâmpadas ou fiações para cuidar, reduzindo os custos e o tempo dedicado ao cuidado destes itens.

 Quanto tempo dura a iluminação desse agregado?

O tempo de duração da luz emitida pode variar de acordo com o fabricante. Por isso, é fundamental escolher um produto desenvolvido por empresas reconhecidas no segmento.

A Camargo Química, por exemplo, lançou recentemente o CQ Lumina, seu agregado que, depois de uma exposição de 10 a 30 minutos à luz solar, retém e devolve a iluminação em tom verde brilhante por até oito horas.

Para chegar a esse resultado, o produto foi amplamente testado em laboratório próprio e segue os preceitos de produção sustentável da empresa, sendo não poluente. O CQ Lumina é composto por pigmento e resina poliéster, tem fácil aplicação e garante alto valor agregado aos projetos em que é aplicado.

Os agregados de concreto fotoluminescentes representam, portanto, uma inovação importante no campo da construção sustentável e do design urbano. Combina eficiência energética, segurança, estética e baixa manutenção. Ao adotar tecnologias como essa, dá um importante passo na direção da inovação. Para saber mais e levar essa novidade aos seus projetos, entre em contato com os nossos especialistas.