Desmoldantes: diferentes bases que facilitam a desmoldagem do concreto

Hoje, convidamos o diretor da Camargo, Fábio Camargo, para explicar pra gente o que são os desmoldantes, seus benefícios e seus tipos.

Quando falamos em desmoldantes, nos referimos a um processo de fabricação para evitar a aderência do concreto. Eles podem aumentar a produtividade, prolongar a vida útil da ferramenta, aumentar os tempos de ciclo, melhorar a qualidade da peça ou superfície e reduzir as taxas de defeitos.

Camargo explica que, basicamente, o agente desmoldante é uma substância química que deve ser aplicada em um molde, para evitar que as outras substâncias grudem nesta superfície.

“Com a aplicação do desmoldante evita-se a adesão entre ele e a peça, formando uma segunda superfície do molde, eliminando sujeiras dos equipamentos após a utilização e facilitando a desforma”, explica.

Benefícios

Entre os benefícios deste produto, podemos citar a variedade de aplicações, que incluem fundição de concreto, moldagem de plástico, moldagem de fibra de vidro e fabricação de papel. Alto desempenho, aumento da produtividade, prolonga a vida útil das ferramentas, aumenta os tempos de ciclo, melhora a qualidade da peça e reduz as taxas de defeitos.

“Os desmoldantes favorecem a desmoldagem e melhoram o acabamento superficial da peça, trazendo inúmeros benefícios e redução de tempo para o canteiro de obras”, ressalta Camargo.

Tipos de desmoldantes

Os desmoldantes podem ser de três tipos, sendo eles: à base de água, óleo e álcool. O uso de qualquer tipo dependerá da preferência do moldador.

Entenda como funciona cada tipo.

  • Água: os desmoldantes à base de água secam mais lentamente, apresentam menos riscos à saúde e mais segurança. Normalmente os desmoldantes à base de água são mais baratos de enviar, pois não são inflamáveis.
  • Óleo: esta é uma versão ecológica dos desmoldantes. Os agentes à base vegetal são biodegradáveis, não contendo ceras, silicones ou  carcinogênicos. Não são tóxicos.
  • Álcool: os desmoldantes à base de álcool secam muito rápido, mas são mais prejudiciais à saúde se não houver o manuseio correto e o uso de equipamentos de segurança. São inflamáveis.

Camargo diz ainda que cada desmoldante possui seus benefícios, e a escolha deve se encaixar na necessidade de cada obra.

Aplicação

Embora simples, é necessário tomar alguns cuidados na aplicação dos desmoldantes. São eles:

  • Limpeza dos equipamentos
  • Seguir as recomendações do fabricante
  • Evitar que as fôrmas sejam untadas com muita antecedência à concretagem para que não haja aderência de poeira. 
  • Os desmoldantes à base de água devem ser protegidos da incidência da chuva
  • Uma vez concluída a desforma, é necessário que os resíduos de óleo eventualmente aderidos ao concreto sejam removidos, sob o risco de comprometer a aderência do revestimento aplicado posteriormente

Produtos

A Camargo Química possui diversos produtos para o segmento de construção civil, dentre eles a linha CQ Desform, que são desmoldantes de base biodegradáveis prontos para consumo. Com uma estrutura oleosa fina, evita a adesão do concreto sobre a forma, favorecendo a desmoldagem e melhorando o acabamento superficial da peça. As linhas se dividem entre desmoldantes base: água, álcool, vegetal e mineral. 

Postagens recentes