Considerado um dos componentes mais importantes para a construção, o concreto está presente em quase todo canteiro de obras. Ele traz resistência e alta eficiência, além de durabilidade. No entanto, a vida útil do concreto pode ser suscetível a algumas questões que não podem ser controladas no momento da cura do material, como as variações climáticas em longo prazo, por exemplo.

Mas você sabia que a adição de alguns componentes pode tornar o seu concreto um material de alta eficiência? Mais que isso: agregados e aditivos tornam a sua obra muito mais resistente e com qualidade superior. Confira abaixo os detalhes sobre o assunto!

Materiais que tornam o seu concreto mais eficiente

Atualmente, o processo de cura do concreto já pode ser realizado com muito mais eficiência e agilidade, no próprio canteiro de obras, como destacamos neste post. Isso porque novas tecnologias e novos produtos estão tornando a rotina das concreteiras e construtoras mais eficiente, com dados precisos e melhorias que agilizam os projetos e garantem maior vida útil aos produtos.

Ainda assim, a vida útil do concreto estará sempre sujeita a alguns esforços internos e externos, físicos e químicos. Ele sofre variações dimensionais, pode ser alterado por variações climáticas e a própria amplitude diária interfere na sua durabilidade.

E é justamente para tornar a durabilidade e a eficiência mais longevas que alguns aditivos devem ser considerados. Um deles é o uso da fibra de polipropileno. Veja abaixo o porquê.

Fibra de polipropileno no concreto – vantagens

Garantir o dimensionamento correto do concreto é fundamental para a sua durabilidade, segurança e sustentabilidade, sem falar do aspecto estético.  

Quando o concreto conta com a adição de agregados e aditivos, é possível reduzir a porosidade e fissuração deste material. Com a fibra de polipropileno, o concreto ganha uma série de vantagens que corroboram com a sua vida útil. São elas:

Controle de fissuras

Um dos principais benefícios da adição de fibras de polipropileno é o controle de fissuras. O concreto é suscetível a fissuras, pelas razões já destacadas acima. Mas as fibras de polipropileno atuam como um reforço, impedindo a propagação dessas fissuras. Isso aumenta significativamente a vida útil e a durabilidade das estruturas.

Melhora da resistência à tração

A adição de fibras de polipropileno ao concreto melhora sua resistência à tração. Isso é especialmente importante em aplicações onde o concreto está sujeito a flexão, como lajes e pavimentos. As fibras de polipropileno ajudam na distribuição ao longo da matriz de concreto, diminuindo a probabilidade de falhas por tração.

Aumento da durabilidade

A durabilidade das estruturas de concreto é fundamental para qualquer obra de construção. As fibras de polipropileno ajudam a aumentar a vida útil das estruturas, diminuindo a necessidade de reparos e manutenção. Isso resulta em economia em longo prazo para proprietários e empresários.

Por que usar a fibra de polipropileno na sua concreteira – vantagens além do produto

Não é só a durabilidade do concreto que torna o uso dessas fibras uma boa opção para a indústria da construção. Outras vantagens na operação podem ser destacadas:

Facilidade de aplicação

As fibras podem ser adicionadas diretamente à mistura de concreto durante a produção, sem a necessidade de equipamentos especiais. Isso economiza tempo e mão de obra no canteiro. O acabamento também fica melhor com o uso dessa opção, além de atuar como anti-crack no concreto.

Redução de custos

A utilização de fibras de polipropileno pode reduzir os custos globais da obra. Com menos fissuras e maior durabilidade, há menos necessidade de reparos e manutenção ao longo do tempo. Além disso, a redução das fissuras minimiza riscos de infiltração. A fibra de polipropileno também é mais barata do que opções semelhantes como a tela metálica ou a fibra de aço.

Sustentabilidade

O uso de fibras de polipropileno também pode ser considerado uma opção mais sustentável. Aumentar a vida útil das estruturas de concreto significa que menos materiais serão desperdiçados com demolições e reconstruções.

Onde aplicar?

São diversos os locais que podem receber o concreto com a adição da fibra de polipropileno:

Pisos industriais;

Pavimentos rígidos;

Elementos pré-fabricados;

Capas de compressão (lajes alveolares e steel decks).

A adição de fibras de polipropileno ao concreto é uma estratégia inteligente e eficaz para melhorar a qualidade da obra. A Camargo Química já conta com uma solução ideal para tornar o seu concreto mais duradouro e eficiente. A CQ Fibermax é uma fibra sintética estrutural de alto desempenho, desenvolvida para substituir telas soldadas e fibras de aço. Devido ao alto teor de filamentos por quilo, sua utilização possibilita um reforço estrutural ao concreto, aumentando sua resistência mecânica.

É a opção ideal para tornar as obras mais eficientes e com custos reduzidos. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais