Nos últimos anos, novas soluções de construção estão despontando no mercado, destacando-se principalmente por características de durabilidade e sustentabilidade. Uma delas é o Pavimento Urbano de Concreto, o PUC.

No Brasil, esse produto tem alto potencial de aplicação, especialmente em estradas e vias urbanas, bem como em parques ou condomínios particulares. E combinado com pigmentos especiais para coloração de concreto e argamassa, passa a ser a solução ideal para pistas bem sinalizad

Saiba todas as vantagens de combinar o PUC com pigmentos inorgânicos para concreto no conteúdo abaixo!

as e de alta durabilidade.

Conhecendo melhor o Pavimento Urbano de Concreto (PUC)

Com certeza você já se deparou com vias danificadas, pouco tempo depois de um recapeamento. Essa situação é comum em pisos de asfalto, mas pode ser muito diferente quando o produto é substituído pelo PUC.

Isso porque, como é desenvolvido a partir do concreto, o PUC não se deforma com o calor e tem uma durabilidade média de 30 anos, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc). Isso acontece, em parte, porque o PUC, ao contrário do asfalto, não absorve totalmente o calor e não sofre danos pela alta variação de temperaturas – situação comum no Brasil.

Assim, é uma solução para quem busca durabilidade e sustentabilidade, economizando manutenções em longo prazo e maior volume de material utilizado.

Como sinalizar vias com PUC? A solução dos pigmentos inorgânicos

Quem utiliza o PUC já deu o primeiro passo para uma obra de alta durabilidade e ótimo custo-benefício. Mas quando falamos em vias públicas, comumente elas precisam ser sinalizadas, seja na aplicação do PUC em placas ou de forma contínua.

Para manter a durabilidade também na sinalização, uma opção viável é a utilização de pigmentos inorgânicos. Essa é uma solução que pode ser aplicada diretamente no concreto e na argamassa. Na Camargo Química, os pigmentos são encontrados na linha Ferrox Color.

A durabilidade desse produto se dá pelas matérias-primas utilizadas no desenvolvimento: óxido de ferro sintetizado. Outra vantagem é que o pigmento inorgânico é comercializado pronto para uso, bastando a aplicação na mistura do PUC.

Assim, é possível conferir ao produto as cores preto, marrom, vermelho, laranja e amarelo. A durabilidade segue como uma característica marcante, já que o produto foi desenvolvido especificamente para concreto e argamassa: o pigmento ganha melhor dispersão, porque se conecta totalmente à base, e proporciona cores mais vivas e estáveis.

PUC + pigmento = obra concluída rapidamente

Obras com aplicação de PUC e pigmento também são uma combinação de agilidade e eficiência na finalização da obra. O uso do pigmento elimina uma das etapas de finalização de uma obra, que é a pintura. Como o pigmento já é aplicado diretamente na mistura de concreto, não há necessidade de repintar o espaço.

O Ferrox Color é também resistente aos raios ultravioletas e a intempéries, o que o torna ideal para ambientes de sinalização, em espaços abertos, além de obras com exposição a mudanças climáticas.

Ciclovias: um bom exemplo de manutenção 

Uma aplicação muito eficiente para o Ferrox Color junto ao PUC é a direcionada a ciclovias. Para se ter uma ideia, o Brasil tem, atualmente, mais de 4 mil quilômetros de ciclovias, de acordo com o ranking Aliança Bike. Só na capital paulista, por exemplo, são 700km. Isso sem contar os espaços destinados a ciclistas em parques e condomínios privados, por exemplo.

Como levantado nesta matéria, a falta de manutenção e a má conservação é um risco ao ciclista e pode tornar as ciclovias espaços inutilizáveis, comprometendo a mobilidade. Só em São Paulo, uma a cada cinco vias (19%) precisam de algum tipo de atenção, sendo que 5% representam risco à segurança dos usuários.

Agora, imagine interferir em todo este fluxo de movimentação para, frequentemente, realizar a manutenção dos espaços? Aliando o PUC ao Ferrox Color, são anos de durabilidade  e mobilidade urbana eficiente. 

Quer saber mais sobre como implementar o pigmento ao PUC e agilizar seus projetos? Conte com o apoio dos nossos especialistas