Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Concreto GFRC: o que é e quais suas vantagens

Você já ouviu falar em concreto GFRC? Para quem não conhece, o Glass Fiber Reinforced Concrete (no português, Concreto Reforçado com Fibras de Vidro), ou também chamado de GFRC é um microconcreto composto à base de cimento reforçado com fibras de vidro álcali resistentes. 

O material proporciona efeitos arquitetônicos de alto e baixo relevo que seriam impossíveis de serem obtidos com outros concretos, possibilitando moldar painéis de fachada exatamente de acordo com o projeto de arquitetura. O concreto GFRC é muito resistente e possui alta durabilidade. 

Como o concreto GFRC é composto?

Este tipo de concreto é constituído por uma argamassa de cimento Portland, areia e fibra de vidro álcali resistente, misturado com uma proporção controlada de água. Dependendo do projeto, podem ser adicionados aditivos químicos, minerais e pigmentos. 

A quantidade de fibra de vidro da mistura deve levar em conta o método a ser utilizado na produção do material. Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que essa quantidade de fibra de vidro é extremamente importante. “A resistência obtida com os processos de pré-mistura tendem a ser menores do que as obtidas pelo processo de projeção simultânea. Simplesmente por causa da taxa inferior de fibras utilizadas. Sendo assim, quando o assunto é o GFRC, para cada projeto há uma dosagem específica de fibra de vidro, encontrada por meio de estudos por conta de diversas variáveis que influenciam no processo”, explica.

Especificações técnicas do GFRC

Densidade: a densidade deste tipo de materiais varia entre 1.900 e 2.100 kg/m3.

Conductibilidade térmica: para densidades de 1.900 kg/m3 obtém-se um valor de 0.5W/(mºC) e para 2.100 kg/m3 de 1.0W/(mºC).

Resistência ao fogo: os Concretos Reforçados com Fibra de Vidro são INCOMBUSTÍVEIS.

Acústica: para uma peça em GFRC com densidade de 2.000 kg/m3 e espessura de 10 mm obtemos uma redução acústica de 20 a 30 dB.

Retração de painéis para fachada: a retração de um painel de GFRC, por efeito da umidade, pode atingir cerca de 1,5 mm/m. A variação de temperatura pode provocar alterações na dimensão dos painéis na ordem de 1,8 mm/m.

Você já conhecia o concreto GFRC? Para ficar por dentro de assuntos como este e outros relacionados à construção civil, continue nos acompanhando aqui no blog e nas nossas redes sociais. 

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato