O concreto projetado é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como “um concreto com dimensão máxima do agregado superior a 4,8mm, transportado através de uma tubulação e projetado, sob pressão a elevada velocidade, sobre uma superfície, sendo compactado simultaneamente”. Ou seja, ele é lançado, ou projetado através de mangueiras especiais com uso de ar comprimido.
Mas, você sabe quais são os tipos de aplicação concreto projetado e como os aditivos podem ajudar a aumentar a resistência dele? Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre esse tema.
Aplicações do concreto projetado
A aplicação do concreto projetado pode ser feita por via seca ou úmida. No primeiro caso, é feita uma mistura a seco de cimento e agregados. O concreto seco é conduzido sob pressão até o bico projetor e recebe, então, água e aditivos aceleradores de pega. Neste processo, o operador pode controlar a consistência da mistura. Porém, pode haver maior variação na mistura e mais geração de poeira.
Quando a aplicação é por via úmida, o concreto é preparado da forma comum, misturando-se em câmara própria cimento, agregados, água e aditivos. Essa mistura é lançada pelo mangote até o bico projetor. Dessa forma, é possível avaliar a quantidade de água e garantir a adequada hidratação do cimento.
O concreto projetado pode ser aplicado em superfícies irregulares, revestimento de túneis e taludes, muros de arrimo, piscinas e reservatórios, galerias e canais de concreto, garagens subterrâneas e reforços estruturais.
Uma grande vantagem do uso desse tipo de concreto é o menor prazo de execução das obras emergenciais, porque ele dispensa formas.
Aditivos aceleradores
Para melhorar a performance do concreto projetado, é possível utilizar aditivos aceleradores. Um exemplo é o CQ Acelera Gunite, da Camargo Química, um aditivo líquido de alta performance, isento de cloretos, pronto para consumo. A dosagem varia de acordo com a necessidade de aceleração e endurecimento.
O acelerador pode proporcionar ao concreto projetado benefícios como:
- Maior resistência inicial,
- Maior compactação das camadas projetadas, aumentando a impermeabilidade,
- Alta adesão do concreto, diminuindo a reflexão e perda de massa,
- Não ocasiona retração pela aceleração da pega,
- Permite aplicação de camadas espessas, aumentando a produtividade.
Quer saber mais sobre a nossa linha? Entre em contato conosco pelo email contato@camargoquimica.com.br ou clique na imagem abaixo!