Aditivos para concreto são produtos químicos adicionados ao cimento antes ou durante a mistura. Sua aplicação permite melhorar as características do material, tanto no estado fresco quanto endurecido.
Com a inovação e o avanço da tecnologia na construção civil, há vários tipos de aditivos. Eles são utilizados para adaptar a mistura de cimento, água, areia e brita conforme o resultado desejado na obra.
Quer conhecer os principais e como eles agem no concreto? Então continue a leitura e confira as muitas possibilidades destes produtos na construção civil.
O que são os aditivos no concreto?
Os aditivos para concreto são produtos químicos que, quando adicionados à mistura da massa de concreto ou argamassas, agem para modificar suas propriedades físicas.
Segundo a ABNT NBR 11768, o aditivo é: “produto adicionado e misturado no concreto, em quantidades geralmente não superior a 5% da massa de ligante total contida no concreto, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido”.
A norma destaca ainda que essa quantidade informada (5%) pode ser superior para aplicações específicas, caso dos aditivos para concreto projetado ou compensadores de retração.
O uso destes produtos químicos tem, também, uma grande importância para as construções sustentáveis. Cada vez mais, construtoras direcionam suas atenções para a economia de consumo de água no canteiro de obras.
Aditivos do concreto: relação direta e atual com a sustentabilidade
Os aditivos elevam a sustentabilidade da construção civil através da menor necessidade de uso de água. Mas não é só isso!
Eles também reduzem a quantidade de cimento utilizada, considerado um dos maiores poluentes na construção civil.
Segundo o instituto de pesquisa britânico Chatham House, citado pela BBC NEWS, o cimento é fonte de aproximadamente 8% das emissões mundiais de CO₂.
Além disso, os aditivos elevam a resistência dos prédios, especialmente por aumentarem a vida útil do concreto. Logo, reduzem a geração de resíduos e diminuem a necessidade de manutenções das estruturas.
Por fim, a evolução da construção civil só é possível por conta dos avanços da química, mais precisamente destinados ao desenvolvimento de modernos e eficientes aditivos no concreto.
A construção de prédios de 250m de altura, por exemplo, só é viável com os avanços das pesquisas.
A base destes edifícios apenas conseguem atingir resistência o suficiente com o uso de produtos específicos e soluções tecnológicas modernas.
Como os aditivos agem no concreto?
Como já destacado, os aditivos são produtos que, quando aplicados, modificam as propriedades físicas do concreto.
Com isso, facilitam o manuseio da massa cimentícia, oferecendo vantagens como redução dos custos e dos desperdícios nas obras, além de segurança e sustentabilidade.
Existem diversos tipos de aditivos para concreto. Cada um deles age de uma forma diferente, de acordo com os objetivos na obra. Conheça os principais a seguir!
Aditivos incorporadores de ar
Quando adicionado à massa, esse tipo de aditivo permite maior homogeneidade e trabalhabilidade ao concreto.
Por reduzir a tensão da água durante o amassamento do concreto, ele permite incorporar uniformemente microbolhas de ar na mistura. Portanto, elas permanecem no material após endurecido.
Aditivos plastificantes polifuncionais
Seu uso permite reduzir o consumo de água da mistura do concreto ou argamassa em até 12%.
É aplicado para melhorar a trabalhabilidade e o aspecto superficial. Além disso:
- Aumenta a resistência à compressão;
- Melhora a uniformidade, impermeabilidade e durabilidade do concreto.
Aditivos superplastificantes
Desenvolvidos para oferecer uma alta taxa de redução de água, proporcionam ao concreto altas resistências, principalmente as iniciais.
Também facilitam o manuseio, por oferecer mínima migração de água da composição para a superfície do concreto.
Por fim, os superplastificantes são geralmente compostos por naftaleno ou policarboxilato.
Aditivos impermeabilizantes
Atuam formando uma película que absorve a água e, ao mesmo tempo, ajuda a repeli-la. Isso permite impermeabilizar o poro das argamassas e concretos.
Ou seja, esse aditivo impede que o líquido atinja a parte interna da estrutura, fato esse que poderia causar infiltrações.
Aditivos aceleradores de pega
Agem para diminuir o tempo de transição do estado plástico para o endurecido. Logo, auxiliando na mistura da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos.
Por isso, esses aditivos aumentam a resistência do concreto, logo no início do tempo da secagem.
Aditivos retardadores de pega
Com ação contrária ao tipo anterior, este aditivo aumenta o tempo de transição do concreto do estado plástico para o endurecido. Dessa forma, permite um maior tempo de manuseio do concreto.
Então, o aditivo retardador de pega atua para:
- Melhorar a aderência do concreto;
- Evitar fissuras e futuras impermeabilidades;
- Aumentar a resistência e a durabilidade.
Aditivos aceleradores de resistência
Independente da modificação do tempo de pega, este aditivo aumenta a taxa de desenvolvimento de resistência inicial do concreto.
Na construção civil, a utilização de aditivos de concreto deixou de ser apenas uma forma de melhorar o custo-benefício. Ela também oferece segurança e sustentabilidade da obra.
Você tem interesse em saber mais sobre as aplicações dos aditivos para concreto? Então clique no banner abaixo e tenha acesso ao catálogo completo da Camargo Química!