Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Conheça os tipos e como agem os aditivos no concreto

Aditivos para concreto são produtos químicos adicionados ao cimento antes ou durante a mistura. Sua aplicação permite melhorar as características do material, tanto no estado fresco quanto endurecido.

Com a inovação e o avanço da tecnologia na construção civil, há vários tipos de aditivos. Eles são utilizados para adaptar a mistura de cimento, água, areia e brita conforme o resultado desejado na obra.

Quer conhecer os principais e como eles agem no concreto? Então continue a leitura e confira as muitas possibilidades destes produtos na construção civil. 

O que são os aditivos no concreto?

Os aditivos para concreto são produtos químicos que, quando adicionados à mistura da massa de concreto ou argamassas, agem para modificar suas propriedades físicas.

Segundo a ABNT NBR 11768, o aditivo é: “produto adicionado e misturado no concreto, em quantidades geralmente não superior a 5% da massa de ligante total contida no concreto, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido”.

A norma destaca ainda que essa quantidade informada (5%) pode ser superior para aplicações específicas, caso dos aditivos para concreto projetado ou compensadores de retração.

O uso destes produtos químicos tem, também, uma grande importância para as construções sustentáveis. Cada vez mais, construtoras direcionam suas atenções para a economia de consumo de água no canteiro de obras. 

Aditivos do concreto: relação direta e atual com a sustentabilidade

Os aditivos elevam a sustentabilidade da construção civil através da menor necessidade de uso de água. Mas não é só isso! 

Eles também reduzem a quantidade de cimento utilizada, considerado um dos maiores poluentes na construção civil. 

Segundo o instituto de pesquisa britânico Chatham House, citado pela BBC NEWS, o cimento é fonte de aproximadamente 8% das emissões mundiais de CO₂.

Além disso, os aditivos elevam a resistência dos prédios, especialmente por aumentarem a vida útil do concreto. Logo, reduzem a geração de resíduos e diminuem a necessidade de manutenções das estruturas.

Por fim, a evolução da construção civil só é possível por conta dos avanços da química, mais precisamente destinados ao desenvolvimento de modernos e eficientes aditivos no concreto.

A construção de prédios de 250m de altura, por exemplo, só é viável com os avanços das pesquisas. 

A base destes edifícios apenas conseguem atingir resistência o suficiente com o uso de produtos específicos e soluções tecnológicas modernas. 

Como os aditivos agem no concreto?

Aditivos no concreto

Como já destacado, os aditivos são produtos que, quando aplicados, modificam as propriedades físicas do concreto.

Com isso, facilitam o manuseio da massa cimentícia, oferecendo vantagens como redução dos custos e dos desperdícios nas obras, além de segurança e sustentabilidade.

Existem diversos tipos de aditivos para concreto. Cada um deles age de uma forma diferente, de acordo com os objetivos na obra. Conheça os principais a seguir!

Aditivos incorporadores de ar

Quando adicionado à massa, esse tipo de aditivo permite maior homogeneidade e trabalhabilidade ao concreto.

Por reduzir a tensão da água durante o amassamento do concreto, ele permite incorporar uniformemente microbolhas de ar na mistura. Portanto, elas permanecem no material após endurecido.

Aditivos plastificantes polifuncionais

Seu uso permite reduzir o consumo de água da mistura do concreto ou argamassa em até 12%.

É aplicado para melhorar a trabalhabilidade e o aspecto superficial. Além disso:

  • Aumenta a resistência à compressão;
  • Melhora a uniformidade, impermeabilidade e durabilidade do concreto.

Aditivos superplastificantes

Desenvolvidos para oferecer uma alta taxa de redução de água, proporcionam ao concreto altas resistências, principalmente as iniciais. 

Também facilitam o manuseio, por oferecer mínima migração de água da composição para a superfície do concreto.

Por fim, os superplastificantes são geralmente compostos por naftaleno ou policarboxilato.

Aditivos impermeabilizantes

Atuam formando uma película que absorve a água e, ao mesmo tempo, ajuda a repeli-la. Isso permite impermeabilizar o poro das argamassas e concretos.

Ou seja, esse aditivo impede que o líquido atinja a parte interna da estrutura, fato esse que poderia causar infiltrações.

Aditivos aceleradores de pega

Agem para diminuir o tempo de transição do estado plástico para o endurecido. Logo, auxiliando na mistura da cal e da sílica nos silicatos, e da alumina nos aluminatos.

Por isso, esses aditivos aumentam a resistência do concreto, logo no início do tempo da secagem.

Aditivos retardadores de pega

Com ação contrária ao tipo anterior, este aditivo aumenta o tempo de transição do concreto do estado plástico para o endurecido. Dessa forma, permite um maior tempo de manuseio do concreto.

Então, o aditivo retardador de pega atua para:

  • Melhorar a aderência do concreto;
  • Evitar fissuras e futuras impermeabilidades;
  • Aumentar a resistência e a durabilidade.

Aditivos aceleradores de resistência

Independente da modificação do tempo de pega, este aditivo aumenta a taxa de desenvolvimento de resistência inicial do concreto.

Na construção civil, a utilização de aditivos de concreto deixou de ser apenas uma forma de melhorar o custo-benefício. Ela também oferece segurança e sustentabilidade da obra.

Você tem interesse em saber mais sobre as aplicações dos aditivos para concreto? Então clique no banner abaixo e tenha acesso ao catálogo completo da Camargo Química!

Baixe o catálogo completo de soluções da Camargo Química!

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato