Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Eflorescência: como resolver este problema nas estruturas de concreto?

O concreto é um material muito resistente, por isso, é muito utilizado nas construções. Porém, até mesmo este material pode sofrer alguns problemas, entre eles, a eflorescência.

O que é a eflorescência?

Este tipo de manifestação patológica trata-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do concreto, e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.

Fabio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que este fenômeno pode degradar o concreto. “Após a manifestação da eflorescência, fica bem difícil removê-la. O ideal é adotar boas práticas na elaboração e execução do projeto, evitando que este problema aconteça futuramente”, explica.

Como acontece o processo de eflorescência?

Quando a água infiltra nos poros do concreto, ela dissolve os sais presentes no cimento e na cal, principalmente o hidróxido de cálcio. Esses sais são conduzidos até a superfície durante a evaporação da água através da percolação. Com a evaporação da água, esses sais se cristalizam, gerando manchas de cor clara.

A eflorescência pode aparecer pontualmente ou de forma generalizada, assim como pode se formar lenta ou rapidamente, dependendo do grau de exposição à umidade e à quantidade de sais presentes no concreto.

Como evitar a eflorescência?

Camargo explica que existem alguns fatores que influenciam ou não no aparecimento da eflorescência. “A escolha do cimento é um passo importante, uma vez que existem diversas opções com composições diferentes. Outro fator importante é a utilização de mantas impermeáveis, que podem ser rígidas ou flexíveis e impedem ou reduzem que a umidade do solo entre em contato com os revestimentos”, comenta.

Um dos produtos mais importantes para evitar o aparecimento da eflorescência, é a utilização de aditivos que reduzem a quantidade de absorção de água.

A Camargo Química possui o produto CQ Plast AE, que é um aditivo revolucionário para resolver o problema de eflorescência em produtos de concreto, age como um plastificante altamente concentrado e pronto para consumo, isento de cloretos e compatível com diversos tipos de cimentos.

Propriedades e vantagens do produto

Redução da Eflorescência;
Reduz a água de amassamento;
Aumenta a impermeabilidade das peças;
Aumenta o grau de compactação do concreto, melhorando notavelmente o acabamento;
Não altera o tempo de pega;
Melhora a trabalhabilidade e a homogeneidade da massa;
Aumenta a resistências mecânicas à compressão e a uniformidade;
Evita ou reduz a eflorescência;
Reduz o consumo de cimento, possibilitando a redução dos custos inerentes à produção;
Melhora a coesão, reduzindo a quebra do concreto durante a fabricação.
Aumenta a vida útil dos equipamentos.

Campos de aplicação do produto

CQ Plast AE é recomendado na produção de artefatos em concreto seco como: telhas de concreto, pavimentos intertravados, blocos de concreto e tubos de concreto.

Se você quer ficar por dentro de mais conteúdos como este, continue acompanhando o nosso blog e as redes sociais. 

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato