Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

O uso de desmoldantes no canteiro de obra

O reaproveitamento de materiais é uma das principais medidas adotadas para tornar uma obra sustentável e gerar economia. Uma maneira de obter isso na construção civil, é através do uso de desmoldantes. O produto faz com que os resíduos de concreto não fiquem colados na forma e esta possa ser reutilizada.

Como funciona o desmoldante? 

O produto, que é aplicado no estado líquido, cria uma fina camada que impede o contato entre o concreto e o molde. Existem várias vantagens que compensam o uso. Além de aumentar a vida útil da forma, também reduz o tempo de desenformar, além de garantir a qualidade do produto final, ao evitar a geração de fissuras em uma desforma malfeita.

O produto pode ser aplicado com rolo de pintura, panos, escovão ou aspersor. O ideal é utilizar o aspersor, que espalha a camada uniformemente na forma. Não é recomendado o uso de brocha ou pincel, já que deixam a espessura da camada muito irregular.

O desmoldante deve ser passado uma hora antes. Caso o concreto seja colocado muitas horas depois, corre-se o risco que haja poeira na forma, o que pode prejudicar o resultado. Atenção quanto à quantidade aplicada; se for em excesso pode causar danos à superfície do concreto e impedir a aderência do revestimento. 

Após a desforma, o concreto deve ser limpo e qualquer resíduo do desmoldante retirado. O processo pode ser feito por meio da escovação da superfície, jateamento de areia ou água de alta pressão, apicoamento da superfície ou o lixamento com escovas de cerdas de aço.

Tipos de desmoldantes

Os desmoldantes são divididos em três categorias: à base de água, de óleo vegetal e de álcool. Os à base de água são mais seguros e apresentam menos riscos à saúde. Não são inflamáveis, mas secam lentamente. Os à base de óleo são biodegradáveis, não contêm ceras, silicones ou carcinogênicos. Não são tóxicos. Os à base de álcool secam rapidamente, porém podem ser prejudiciais à saúde se não forem aplicados com equipamentos de segurança. Também são inflamáveis.

A Camargo Química tem uma linha de desmoldantes de base biodegradável, a CQ Desform. Os produtos têm uma estrutura oleosa fina. Aqui você encontra os desmoldantes à base de: água, álcool e vegetal. 

Compartilhe

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO

Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução

CONTINUE LENDO
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Inovação na construção civil: 3 tendências para ficar de olho
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato