Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Paredes de concreto: tudo o que você precisa saber sobre essa solução construtiva

O setor de construção civil busca constantemente meios para melhorar seus processos, buscando alternativas diferentes e benéficas para torná-los mais rápidos e com qualidade. Quando pensamos em novas formas de construir, paredes de concreto, estrutura e vedação formadas por um único elemento moldado in loco, é uma boa alternativa para a racionalidade, custo competitivo, rapidez e qualidade para a obra. 

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre essa solução construtiva. 

Este sistema construtivo pode ser utilizado em construções térreas, sobrados, edifícios de até cinco pavimentos padrão, e, em casos especiais, em edifícios com até trinta pavimentos. Permitindo fazer um planejamento completo e detalhado da obra, a solução reduz as atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro.

Como funciona?

As paredes de concreto são feitas no próprio canteiro, com a utilização de fôrmas adaptadas para cada tipo de projeto. As fôrmas podem ser de aço, alumínio ou plástico, dependendo dos requisitos da construção. Porém, as mais utilizadas são as de plástico, já que o material é leve, fácil de manipular e tem baixo custo. Entretanto, é importante que se execute uma laje na cota do terreno, para que se constitua um apoio ao sistema de fôrmas e elimine a possibilidade de se trabalhar em um terreno bruto e desnivelado. 

Vantagens e benefícios para a obra

As principais vantagens deste modelo de construção, são:

  • Rapidez de execução de até 50% a mais quando comparado com uma obra convencional;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Aumento de qualidade e produtividade;
  • Redução de até 12% dos custos quando comparada com construções com alvenaria, o que torna o processo mais vantajoso para construções em grande escala.

Produtos

Para as obras que utilizam paredes de concreto, o tipo de concreto utilizado é o autoadensável. Este tipo de concreto é alcançado pela ação de aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, homogeneidade, resistência e durabilidade.

Aqui na Camargo Química temos diversos produtos para o segmento, com uma linha de aditivos superplastificantes à base de policarboxilato, linha CQ Flow, a linha CQ Desform Eco, linha PU CQ 40 e auxiliares de cura (Linha CQ Curamix e microfibra CQ Micro Fiber), que são ideais para as paredes de concreto. 

Saiba como cada linha pode ajudar a sua obra, confira: 

CQ Flow

Constituída por aditivos superplastificantes de terceira geração. A base de policarboxilatos, prontos para consumo e totalmente isentos de cloretos e compatíveis com diversos tipos de cimento, o produto atende requisitos das normas brasileiras NBR 11768 (tipo P e SP) e ASTM C494 (tipo A e F). A Linha CQ Flow foi desenvolvida para atuar como um poderoso dispersante que concede ao concreto excepcional abertura de flow (fluidez), grande redução de água, aumento das resistências para acelerar o processo de desforma e excelente acabamento superficial.

CQ Desform Eco

Composta por desmoldantes de base biodegradáveis pronto para consumo. Com uma estrutura oleosa fina, evita a adesão do concreto sobre a forma, favorecendo a desmoldagem e melhorando o acabamento superficial da peça. As linhas se dividem entre desmoldantes base: água, álcool, vegetal e mineral.

PU CQ 40

Este produto é um selante e adesivo elástico a base de poliuretano, de elasticidade permanente, monocomponente e de alta viscosidade. É um produto não corrosivo, de baixo odor e que aceita pinturas. Resistente à abrasão, às intempéries e a raios solares, sendo de ótima resistência ao envelhecimento. Atende às normas ASTM C920 e ISO 11600.

CQ Curamix

Linha de agentes de cura disponível nas seguintes bases químicas: parafínica e acrílica. Aplicado sobre a superfície, reduz a retração do concreto, ocasionando a redução ou a eliminação de fissuras por secagem e garantindo a ideal hidratação do concreto e suas resistências. Atende à norma ASTM C309-03 e possui certificação pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

CQ Micro Fiber

Microfibra de polipropileno 12 mm. Compatível com todos os tipos de cimento e aditivos para concreto, a microfibra combate fissuras de retração, aumenta a impermeabilidade, é resistente a ácidos e álcalis, previne o concreto de ferrugem e deterioração e protege de fungos e algas.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre as paredes de concreto, acesse www.camargoquimica.com.br ou entre em contato conosco pelo email contato@camargoquimica.com.br.

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato