Aplicada em pequenas, médias e grandes obras de pavimentação, como vias públicas, estradas, pistas de aeroportos, corredores de ônibus, ciclovias e até calçadas, devido a sua capacidade de suportar carregamentos intensos e pesados, a pavimentação rígida em concreto tem se expandido muito na maioria das obras da área da construção civil em território brasileiro.
De modo geral, o pavimento rígido em concreto é mais duradouro e resistente, apresentando uma vida útil de em média 30 anos, já que é mais durável às ações do tempo, o que diminui os custos com manutenção durante este período.
Além de ser um grande aliado na otimização e diminuição dos gastos com infraestrutura, a pavimentação rígida também contribui com a redução do calor na cidade e melhora as condições de visibilidade das ruas, aumentando a segurança e reduzindo custos com iluminação.
Características e vantagens da pavimentação rígida em concreto
Durabilidade: desde que seguidas corretamente as características de uso do produto, de instalação, de uso e de manutenção, o tempo de vida útil do pavimento em concreto pode chegar a ser cinco vezes mais do que o asfalto.
Reduz o impacto ambiental: emitindo menos CO2 na atmosfera, o pavimento de concreto é mais sustentável. Além disso, ele impacta no desempenho dos veículos, o que ajuda a economizar combustível, reduzindo o impacto ambiental.
Menos tempo de paralisação do tráfego: devido a sua baixa necessidade de manutenção, o material também ajuda a evitar a paralisação, e consequentemente, o trânsito lento nas estradas.
Mais segurança: por não apresentar deformações e relevos irregulares, o pavimento é uma opção mais segura para o tráfego nas estradas e vias brasileiras, diminuindo o risco de acidentes.
Antiderrapante: mesmo em dias de chuva intensa, o revestimento é mais seguro para veículos e pedestres, já que é antiderrapante. Com isso, ele melhora a drenagem superficial e evita a aquaplanagem. O pavimento também diminui a distância para acionamento do freio e também é seguro ao derramamento de combustível, comum nas vias urbanas.
Proteção térmica: de coloração clara, o concreto ajuda na retenção de calor, o que não deixa as vias tão quentes.
Visibilidade noturna: uma superfície clara reflete até 30% a mais a luz do que uma escura. Neste sentido, o pavimento ajuda a economizar energia elétrica na iluminação e sinalização pública, o que representa uma economia que pode variar de 30% a 60%. Além disso, com esse tipo de revestimento, a distância entre um poste e outro, pode aumentar em 60m.
No entanto, para alcançar estes benefícios, existem uma série de etapas para que a pavimentação rígida em concreto seja eficiente. Para entender melhor sobre a pavimentação rígida em concreto e como a técnica é feita, continue a leitura desse texto e descubra.
Como é feita?
Primeiramente, é importante destacar que o concreto utilizado na pavimentação rígida precisa apresentar resistência à tração na flexão definida em projeto, que normalmente, fica entre 4,5 MPa, e 30 MPa na compressão axial. Além disso, todo o pavimento rígido é composto por três camadas, sendo o subleito, sub-base e revestimento de concreto.
Subleito: é o terreno natural que receberá a pavimentação rígida, ou seja, é a camada que liga o pavimento industrial ao solo.
Sub- base: O papel da sub-base é assentar as placas de concreto. É feita com material e espessura definidos no projeto inicial e não deve apresentar expansibilidade e nem ser bombeável, dando assim às placas um suporte uniforme por muito tempo.
Revestimento de concreto: É a última camada do pavimento, que recebe diretamente o contato com os veículos. O objetivo é a melhor segurança e comodidade do rolamento e resistência aos esforços que atuam sobre ele.
Para saber mais sobre a pavimentação rígida em concreto, entre em contato conosco e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos como este.