Um dos conceitos muito presentes na construção é o Lean Construction – ou construção enxuta. Essa é uma abordagem que tem grande valor para empresas que desejam maximizar o valor de suas operações diárias e minimizar o desperdício dentro e fora do canteiro de obras.
Veja neste post mais detalhes sobre o Lean Construction e como aplicar no seu negócio.
Principais características do Lean Construction
Como o próprio nome sugere, o Lean Construction advém da filosofia Lean, utilizada há muitos anos na indústria. Ela é baseada nas premissas do Sistema Toyota de Produção (STP), que surgiu na década de 1940 no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial.
No contexto do seu surgimento, a filosofia Lean pregava o uso mais adequado de ferramentas, pessoas e processos, a fim de reduzir qualquer desperdício. Especialmente no pós-guerra, com a escassez de insumos, ela foi fundamental para a consolidação de muitos negócios.
Junto com o Lean, a metodologia do 5S ganhou força e é também aplicada aliada a este conceito na construção. O 5S traz cinco premissas fundamentais para um ambiente de alta eficiência. São elas:
Classificar: separar o que é necessário do que não é;
Organizar: criar um sistema de organização que facilite o acesso e a identificação dos itens;
Limpar: manter o ambiente de trabalho limpo e seguro;
Padronizar: definir processos alçados para manter a organização e a limpeza;
Sustentar: manter a implementação do 5S ao longo do tempo.
E na construção civil?
Além desses conceitos do 5S, há também os princípios fundamentais do Lean Construction, que são:
– Eliminar aquilo que não acrescenta: do projeto à concepção, a ideia é sempre verificar se os gastos previstos, maquinário, mão de obra e insumos são realmente necessários. Para isso, a organização do fluxo de trabalho, o uso de mecanismos tecnológicos e de produtos mais eficientes e sustentáveis é fundamental.
– Identificar e agregar valor: outro fator que está presente no Lean Construction é a identificação daquilo que faz a diferença para o consumidor. O uso de soluções sustentáveis, por exemplo, é algo cada vez mais presente, visto que gera valor ao relacionamento com o cliente. Intensificar aquilo que gera valor e eliminar aquilo que não gera valor é um processo contínuo de aprimoramento.
– Otimizar tempo e fluxo de trabalho: organizar melhor os processos internos evita retrabalho, deslocamentos desnecessários, perda de tempo em processos morosos e ultrapassados. Quanto mais organizado for o fluxo de trabalho, mais ágil será a obra. Além disso, esse processo de otimização de tempo está vinculado ao uso de melhores práticas de trabalho e o uso de sistemas mais eficientes de construção. Um exemplo pode ser a substituição dos testes de cura de concreto de modelo tradicional – que levam até 21 dias – por sistemas que fazem o monitoramento de cura em tempo real, acabando com o desperdício das análises e permitindo a concretagem direta na obra.
– Melhoria contínua: uma outra característica do Lean Construction é o fato de que a construtora está sempre em busca de otimização do seu trabalho, criando um ciclo virtuoso de análise e melhorias.
Assim, um dos principais benefícios da construção enxuta é a redução do desperdício de recursos, como materiais, mão de obra e tempo, além de reduzir o impacto ambiental da construção. Além disso, a construção enxuta pode melhorar a qualidade do projeto, ao aumentar a colaboração e comunicação entre as partes envolvidas.
Sua empresa já adota o Lean Construction como alternativa para um trabalho mais eficiente? Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de mais boas práticas para o setor!