O uso de aditivos de concreto não é algo novo. Os romanos, por exemplo, já usavam o produto em suas impressionantes obras de engenharia, mas foi no início do século passado que começou a ser produzido industrialmente. Antes, a função dos aditivos para concreto era somente aumentar a durabilidade do concreto. Atualmente, existem diversas outras funções e qualidades no concreto que oferecem vantagens que naturalmente não são obtidas se tratados normalmente.
Mas o que são os aditivos de concreto?
Eles são um produto, geralmente líquido, que são adicionados à mistura de cimento, água, areia e brita para modificar suas propriedades físicas. São necessários para realizar diversos tipos de concretagem.
Exemplos: para uma obra submersa, é necessário utilizar algo que deixe o concreto mais coeso e não se disperse com a água. Já para o concreto projetado, é preciso acrescentar aditivos que permitam uma secagem rápida.
Entre as funções dos aditivos podemos citar a aceleração ou redução do tempo de pega, diminuição da retração, aumento da durabilidade, aumento de resistência, melhor acabamento e redução do consumo de cimento. Além disso, o uso do produto auxilia a impermeabilidade do concreto.
Tipos de aditivos
Aditivos plastificantes e superplastificantes: os aditivos plastificantes aumentam a funcionalidade do concreto sem que seja necessário acrescentar mais água à mistura. Permite uma maior fluidez da massa. A diferença básica entre o plastificante e o superplastificante é o poder de redução de água na mistura.
Modificadores de pega: existem alguns aditivos que aceleram ou retardam o tempo de transição entre o estado plástico e o endurecido do concreto. São chamados, respectivamente, de aceleradores ou retardadores de pega. Os aceleradores são recomendados para concreto armado ou protegido. Já os retardadores, facilitam as operações de aplicação e acabamento. Ambos podem ser usados no concreto bombeado, convencional, para reparação e nas estruturas do concreto.
Modificador de viscosidade: os aditivos modificadores de viscosidade melhoram a coesão interna e a homogeneidade do concreto, além de reduzir a segregação e retenção da água, estabilizando-o. Podem ser usados em concretos bombeáveis, pavimentos, auto adensável e argamassas em geral.
Incorporadores de ar: como o nome já diz, os aditivos incorporadores de ar adicionam ar ao concreto para deixá-lo mais coesivo e untuoso. São recomendados para concretos sujeitos a ação de ciclos de gelo e degelo, concretos para pisos de câmaras frigoríficas, argamassas e entre outros.
Ficou com dúvidas? A Camargo Química possui uma linha completa de produtos para o canteiro da sua obra!