Muito se fala sobre uma construção civil mais sustentável, afinal, a construção civil é uma das atividades que mais consome recursos naturais e, consequentemente, gera diversos impactos ao meio ambiente. Por isso nos questionamos: a sustentabilidade e a construção civil podem andar juntas?
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional da Construção Civil, somente na questão dos resíduos sólidos, o setor é responsável pela geração de mais da metade dos resíduos no Brasil.
Procurando minimizar os impactos causados, construtoras, engenheiros e arquitetos constantemente buscam soluções e produtos que tornam o segmento mais sustentável. Os desafios são diversos e devem estar direcionados a otimizar o consumo de materiais e energia, além de reduzir os resíduos gerados, preservar o meio ambiente natural e melhorar o meio ambiente construído.
Produtos sustentáveis
A Camargo Química oferece uma linha completa de produtos para canteiros de obras que visam auxiliar na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Distribuída com exclusividade no Brasil e sendo a única tecnologia sintética biodegradável do mundo para esta finalidade, produzida nos Estados Unidos, a linha Bio 360, conta com soluções inovadoras para limpeza e preservação de locais que possuem contato com concreto e derivados.
Biodegradáveis e que ajudam na redução do consumo de recursos naturais, os produtos da linha não causam riscos à saúde dos trabalhadores e também são ambientalmente seguros, auxiliando o meio ambiente. A tecnologia evita o acúmulo de concreto dentro dos caminhões e não necessita de britadeira para realizar a limpeza, além de aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos.
Importante lembrar que as concreteiras enfrentam problemas sérios para remover todo o concreto acumulado e precisamos levar em consideração o risco que os colaboradores correm utilizando produtos perigosos ou tóxicos.
Construção civil e sustentabilidade são temas que andaram separados por muito tempo, mas, atualmente eles podem sim andar juntos. A Camargo Química está sempre atenta às alternativas de construção que oferecem menos riscos à natureza e à comunidade.