Blog

Explorando Fronteiras: Insights, Inovação e Inspiração para sua jornada.

Tipos de concreto e suas aplicações

Existem diversos tipos de concreto no mercado e, cada um possui uma finalidade e modelo de aplicação diferente.

O concreto em si, é um material muito utilizado na construção civil, pois, seu uso se torna mais viável em relação a outros materiais.

Algumas vantagens da utilização deste material está a resistência à água, e, a possibilidade de obter diversas formas e tamanhos. 

Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, explica que, devido ao aumento das estruturas e complexidade das mesmas, existe uma exigência cada vez maior sobre a qualidade do concreto. “Com projetos cada vez mais irreverentes e modernos, a qualidade e segurança do concreto devem ser fator primordial na hora da construção”, comenta.

Com isso, existem diversos tipos de concreto, cada um com uma finalidade e aplicação diferentes, visando a qualidade e segurança de cada projeto. Confira os principais tipos de concreto utilizados na construção civil.

Tipos de concreto

Concreto convencional: é o tipo de concreto mais utilizado. No uso deste concreto é necessário o uso de vibrador para que o adensamento seja realizado da forma correta, devido a baixa trabalhabilidade e sua consistência seca. 

Concreto usinado: é aquele produzido com rigoroso controle tecnológico da qualidade do concreto com a quantidade dos materiais constituintes da mistura (cimento, brita, areia, água e aditivos) definidas por meio da necessidade do cliente. Este tipo de concreto tem como principal vantagem, a garantia por parte do fornecedor quanto à segurança e à obtenção da resistência característica do concreto solicitado para os elementos da obra.

Concreto armado: esse tipo de concreto é muito comum em nosso dia a dia e um dos mais utilizados nas construções, pois, esse material tem em seu interior barras de aço. A inserção dessas barras se dá ao fato da deficiência do concreto em relação à resistência à tração, pois seu forte é ao esforço de compressão.

Concreto protendido: a maior razão para a protensão do concreto se dá ao fato de existirem situações em que esse material é submetido a grandes esforços de flexão. Dessa forma, essa técnica se mostra bastante aproveitável também ao seu custo benefício já que, se for feito o correto controle tecnológico, dispensa a manutenção ao longo de sua vida útil.

Concreto estrutural leve: é feito com base em agregado leve, de modo que sua massa específica é de aproximadamente dois terços da densidade de um concreto feito com agregado natural. A redução de custos com a utilização desse material é uma de suas vantagens, além da pouca permeabilidade e redução do peso das estruturas. 

Concreto de alta resistência: como o próprio nome diz, o concreto de alta resistência inicial possui resistência superior ao convencional à compressão. Sua utilização se destina principalmente em fundações, lajes de piso, pilares e vigas de edifícios altos, porém devido suas características de baixa fluência e alta deformação por retração, tende a fissurar na presença de águas agressivas, aquecimento e resfriamento e congelamento e degelo.

Concreto auto adensável: a necessidade de se obter um material com alta fluidez sem riscos de exsudação ou segregação deu origem ao concreto auto adensável que pode ser moldado in loco sem o uso de vibradores para se eliminarem os vazios.

Concreto de alto desempenho (CAD): é um concreto projetado para ser mais durável e, se necessário, mais resistente do que o concreto convencional. Misturas de concreto de alto desempenho são compostas essencialmente pelos mesmos materiais que as misturas de concretos convencionais. Mas as proporções são projetadas ou planejadas para fornecer a resistência e durabilidade necessárias para atender os requisitos ambientais e estruturais do projeto.”

Concreto Pesado para Blindagem de Radiação: apesar de existirem diversos materiais que podem ser utilizados para blindagem de radiação, o concreto mostra-se mais econômico, além de possuir diversas. Um ponto negativo desse tipo de concreto é sua pouca trabalhabilidade, devendo ser bombeado a distâncias pequenas pelo fato de ter tendência a segregar.

Concreto rolado: o concreto rolado é utilizado principalmente como sub-base em pavimentações urbanas, pisos de estacionamentos e em barragens de grande porte. Sua aplicação se dá por meio de sua compactação com rolos compressores devido ao seu baixo consumo de cimento e baixa trabalhabilidade.

Concreto celular: é um tipo de concreto leve de massa específica aparente abaixo de 1850 kg/m³ e acima de 300 kg/m³. Diferentemente do concreto leve que utiliza agregados de massa específica reduzida, é adicionada uma espécie de espuma especial. Sua aplicabilidade se relaciona em: paredes, divisórias, nivelamento de pisos, painéis pré-fabricados e pré-moldados.

Produtos

A Camargo Química possui linhas completas de produtos para concreto, que agregam qualidade e durabilidade às obras.

Nós temos uma equipe especializada para te atender!

Compartilhe

Fibras estruturais: um reforço para as edificações

CONTINUE LENDO

Concretagem: como obter qualidade no processo?

CONTINUE LENDO
Fibras estruturais: um reforço para as edificações
Concretagem: como obter qualidade no processo?
Aditivo plastificante para concreto: conheça a solução
Junte-se a nós para transformar desafios em conquistas extraordinárias.

Contato