É normal ouvirmos falar que em todo canteiro de obra é utilizado argamassa, afinal, ela é utilizada sobretudo no assentamento ou revestimento de alvenarias. Mas além dela, precisamos pensar nos tipos de aditivos para argamassa, pois eles proporcionam maior resistência, impermeabilização, além de melhorar a viscosidade e plasticidade do substrato, além de acelerar o processo de endurecimento da argamassa.
Quer conhecer e saber mais sobre os tipos e propriedades dos aditivos para argamassa? Continue a leitura!
Primeiramente, a argamassa é a mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria. Já os aditivos são produtos que alteram positivamente as propriedades contidas no concreto e também da argamassa. Ao juntar os dois, é possível ter uma argamassa resistente e homogênea.
Hoje em dia, existem diversos tipos de argamassas disponíveis para os profissionais da construção civil e com o avanço da tecnologia também foram desenvolvidos os aditivos, que são produtos que podem ser adicionados à mistura e tem função de facilitar o manuseio e melhorar ainda mais o dia a dia do profissional que as utiliza.
Quais os principais tipos de aditivos para a argamassa?
Os principais aditivos para argamassa são incorporadores de ar e retentores de água, que tem como objetivo deixar a mistura mais maleável e com a consistência adequada para ser aplicada sem que escorra. Os mais utilizados para melhorar o desempenho nos canteiro de obras são:
Aditivo impermeabilizante: é utilizado em áreas secas ou úmidas, áreas internas, como externas reduzindo a possibilidade de surgir fissuras nas argamassas de revestimento.
Aditivo plastificante: ele aumenta a consistência das argamassas, reduz a possibilidade de infiltração pela argamassa, não agride a estrutura, entre outras características.
Aditivo líquido impermeabilizante: ao ser adicionado à água de amassamento, esse aditivo líquido proporciona a redução de permeabilidade, evitando umidade e infiltração na argamassa, ideal tanto para concretos quanto para argamassas.
Aditivo colante: tem como objetivo melhorar a aderência e trabalhabilidade em argamassas. Além disso, sua aplicação otimiza o uso da argamassa e reduz drasticamente o desperdício de material.